Estrangeiros, do mesmo modo, não seriam considerados cidadãos brasileiros. ... Portanto, quem era considerado cidadão brasileiro a partir da Constituição de 1824? Pessoas brancas, pessoas negras brasileiras livres e indígenas.
Todo ser humano que está em condição de exercer o direito ao voto é considerado um cidadão. ... Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.
6. Naturalização Ordinária
Nato ou naturalizado no pleno gozo dos direitos políticos. Extrai-se, portanto, que o estrangeiro não se enquadra no conceito de cidadão, tampouco “qualquer um” do povo brasileiro. Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos.
A não cidadania ocorre quando os indivíduos em uma sociedade não possuem seus plenos direitos e deveres, ou, ela não é igualitária, como vemos a partir das parcelas segregadas e financeiramente pobres.
CIDADÃO É O INDIVÍDUO QUE VEM A EXERCER SEUS DIREITOS E TAMBÉM DEVERES ANTE A SOCIEDADE EM QUE VIVE. CIDADANIA É O EXERCER DA ELEXIBILIDADE, É COLOCAR EM PRÁTICA DIREITOS E DEVERES.