Exibida de 2004 a 2010, Lost foi um dos maiores fenômenos televisivos de todos os tempos, conquistando um ávido público cheio de teorias e conspirações sobre todos os significados ocultos da série. A produção, criada por Damon Lindelof, Jeffrey Lieber e J.J. Abrams foi aprofundando sua história a partir de um acidente aéreo, que deixou vários sobreviventes isolados em uma ilha misteriosa no coração do Oceano Pacífico.
No fim da temporada, só alguns sobreviventes (Jack, Kate, Sun, Hurley, Sayid e Aaron), além de Desmond, conseguem deixar a ilha. Enquanto eles voam para o continente, Ben tenta salvar sua vida e manter a ilha longe de Widmore.
Alguns locais na Ilha foram formados ambos pelas ações da Iniciativa DHARMA, Os Outros, e outras várias influências, sejam elas humanas ou sobrenaturais.
Durante as seis temporadas da série, os espectadores foram elaborando diversas interpretações e teorias. O último episódio deixou muitas questões sem resposta, algo que perturbou e até enfureceu uma parte do público que procurava soluções objetivas para determinados mistérios.
Na ilha... Um homem conhecido como o Homem de Preto (conhecido também como Irmão, o Monstro, Inimigo, Fumaça Negra, (F)Locke ou O Mal, é um antigo habitante da ilha irmão de Jacob. Desde a adolescência, o Homem de Preto ansiou por sair da Ilha, ao descobrir que não era daquele lugar.
Muitos desses questionamentos foram sendo respondidos ao longo das seis temporadas da série, embora o mistério completo só tenha sido resolvido no último episódio, lançado no dia 23 de maio de 2010. E aqui, respondemos as questões que ficaram em aberto para grande parte do público!
Um homem conhecido como o Homem de Preto (conhecido também como Irmão, o Monstro, Inimigo, Fumaça Negra, (F)Locke ou O Mal, é um antigo habitante da ilha irmão de Jacob. Desde a adolescência, o Homem de Preto ansiou por sair da Ilha, ao descobrir que não era daquele lugar.
Os sobreviventes com nome, ainda vivos da fuselagem são: Jack Shephard, Kate Austen, James "Sawyer" Ford, John Locke, Sayid Jarrah, Jin-Soo Kwon, Sun-Hwa Kwon, Hugo "Hurley" Reyes, Claire Littleton, Aaron Littleton, Rose Nadler, Steve Jenkins, Craig, Lance, Richard, Sullivan, e Tracy.
Então, de modo geral, todos os eventos mostrados ao longo das cinco primeiras temporadas foram reais. Todos os personagens caíram naquela ilha, formaram uma comunidade e passaram anos tentando sobreviver, tudo isso ao mesmo tempo em que conhecíamos os mistérios daquele lugar, viagens no tempo e todo o resto. Contudo, todos os flashsideways mostrados na sexta temporada acontecem no “pós-vida”, onde eles se reencontraram após a morte de cada um deles em diferentes momentos de suas vidas.
Assim, quando suas vidas terminam, eles têm a oportunidade de se unir de novo. Conversando, finalmente, sobre tudo o que aconteceu, podem corrigir os erros que cometeram e encontrar um estado coletivo de harmonia.
Depois, ele deu sua perspectiva sobre os momentos finais de Lost, confirmando que os personagens se encontraram numa espécie de “além”, celebrando a passagem desta vida para a próxima:
A narrativa cheia de mistérios terminou em maio de 2010, com a sexta e última temporada. O desenlace surpreendente continua despertando perguntas e teorias, tantos anos depois da sua exibição.
Lost foi sobre a história de herois que não eram perfeitos, que tinham falhas. Lost foi sobre, acima de tudo, seres humanos e a sua jornada. Os mistérios que envolveram a série eram, na verdade, características de um dos grandes personagens: a própria ilha.
A Iniciativa DHARMA construiu uma série de instalações em toda a Ilha. Numa finalidade da Ilha, há uma série de estações de ciências. As estações conhecidas são: O Cisne (originalmente um laboratório de pesquisas magnéticas), O Cajado (estação médica), A Flecha (terminal de suprimentos), A Chama (comunicação), A Pérola (observação das outras estações), A Tempestade (usina elétrica e química) e A Orquídea (estação de viagem no tempo e espaço). Todas essas estações, exceto por uma que parece um armazém (A Chama) e um depósito (A Flecha) são subterrâneos. A usina, possui um andar em nível terrestre e um subterrâneo. A Orquídea, possuí um andar botânico de fachada, um local subterrâneo e uma sala congelada abaixo de tudo, com uma Roda Congelada, provavelmente o local mais subterrâneo da Ilha. A Iniciativa construiu também na Ilha uma porta de metal com uma parede de rochas atrás, conhecida como A Porta (fachada). Próximo à costa da Ilha, há O Espelho que fica submerso. Uma doca instalada conhecida como Balsa Pala existia para movimentar pessoas entre as estações listadas e outras instalações.
Contudo, o plano não sai bem como o esperado. Em vez de destruir a ilha, os personagens são transportados de volta ao presente, onde então precisam lidar com a ameaça do Homem de Preto, uma figura milenar que representa o “mal” na ilha e que tomou a forma de John Locke (Terry O’Quinn) para enganar antigos aliados do personagem. E vale lembrar, esse “Homem de Preto” também é o Monstro de Fumaça que conhecemos desde o primeiro ano da série.
As várias linhas temporais contribuem para a complexidade da narrativa. Além de acompanharmos o cotidiano dos sobreviventes, em algumas cenas conhecemos o passado dos personagens e noutras podemos vislumbrar o seu futuro.
No entanto, eles ficaram tão impressionados com o desempenho de Michael Emerson no papel, que ao invés de dar só um arco de alguns episódios para ele, o personagem se transformou no principal vilão da série.
Depois que Sawyer, inadvertidamente, acelerou o timer da bomba que o Homem de Preto colocou na mochila do Jack, Sayid correu com a bomba na tentativa de se sacrificar e poupar todos os outros.
O último episódio de Lost conseguiu dividir os espectadores, frustrando as expectativas de uns e superando as de outros. Nele, os habitantes da ilha se reúnem novamente, numa espécie de capela: trata-se de uma realidade pós-vida.
Como o monstro de fumaça, já apelidado de Lostzilla, numa referência ao Godzilla (monstro da ficção japonesa). Trata-se de uma nuvem preta de fumaça, que aparece já no primeiro episódio, matando o piloto do avião.
O grupo chamado "Outros", é formados pelos Hostis, possíveis nativos da ilha, antigos membros da Iniciativa DHARMA, que se aliaram com os Hostis e pessoas recrutadas pelos dois primeiros grupos, para viverem na ilha.