Ureteres. São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
O ureter leva a urina da região da pelve renal para a bexiga urinária. A bexiga urinária é uma bolsa muscular onde fica armazenada a urina, que é produzida continuamente. A uretra é um tubo que leva a urina armazenada na bexiga até o meio externo.
os adultos, quando a bexiga alcança 350ml urina o cérebro já entende que é necessário excretar. Quando o volume chega aos 700ml , a dificuldade de se concentrar em atividades aumenta porque o organismo não foi feito para segurar tamanha quantidade de urina apesar de que possa conta até mais de 1000ml na bexiga.
Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 250 e 300 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml.
Geralmente, o excesso de urina não é preocupante e acontece apenas pelo consumo excessivo de água, que precisa ser eliminada do organismo, mas também pode indicar problemas de saúde, como diabetes ou insuficiência renal, especialmente se surgir sem razão aparente e por vários dias.
- Água pra acalmar a vítima: Não dê nada para a vítima de acidente tomar, mesmo que com intenção de acalmá-la. A vítima pode ter alteração da consciência e apresentar vômitos, engasgando e “aspirando” o líquido para os pulmões, o que pode levar a asfixia.
Alguns estudos, porém, indicam que este hábito pode ser prejudicial para a saúde e ainda menos indicado para quem quer perder peso. Isso porque ingerir líquidos durante as refeições prejudica a digestão e pode aumentar o tamanho da barriga.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
"O que não se pode fazer é querer beber toda essa quantidade de uma vez só. O ideal é fracionar durante todo o dia. Deve ser um hábito natural", orienta o médico destacando que os rins são capazes de filtrar cerca de um litro de líquido por hora.
Isso, sem dúvida, também é prejudicial ao sono. Por isso, os especialistas indicam que o consumo de água e outros líquidos ocorram no máximo até 60 minutos antes de a pessoa ir para a cama. Se não bebemos tanta água antes de dormir, a produção de urina tende a diminuir e o sono não é interrompido durante 6 a 8 horas.
Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.
Beber muita água pode interromper o sono E como manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e para a prevenção de diversas doenças, procure beber bastante água e sucos ao longo do dia, mas evitando o consumo de líquidos, no mínimo, uma hora antes de dormir.
A água pode fazer com que você precise levantar para fazer xixi (até mais de uma vez por noite), prejudicando a qualidade do sono – o que pode refletir no rendimento nas atividades do dia seguinte. Além disso, durante o sono, nossos órgãos funcionam mais lentamente, como se estivessem em “stand by”.
Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.
Aqui, a especilista indica as melhores momentos do dia para beber água: - Beber um copo de água logo depois de acordar, em jejum, ajuda a ativar os órgãos. - Beber um copo de água antes de tomar banho irá ajudá-la a baixar a pressão arterial. - Para evitar problemas cardíacos, tome um copo de água antes de dormir.
Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.
PARCIALMENTE VERDADE: O gás ingerido com a água vai, principalmente, aumentar a pressão intragástrica, podendo ou não causar desconforto. Ela pode piorar os sintomas para os pacientes com doenças do refluxo gastroesofágico, por exemplo.
Dicas simples para tratar o refluxo