O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade ...
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por uma equipe multiprofissional que tem, pelo menos, um médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, um enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e vários agentes comunitários de saúde (ACS), que precisam dar conta de 100% das pessoas cadastradas, o que dá uma média de 750 pessoas por agente. Também há uma equipe de Saúde Bucal formada por cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família e técnicos em Saúde Bucal.
E define as seguintes atribuições como comuns a todos os profissionais: participar do processo de territorialização; realizar o cuidado em saúde e responsabilizar-se pela população adscrita; garantir a integralidade da atenção; realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória; realizar ...
Médico acupunturista; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; nutricionista; médico pediatra; psicólogo; médico psiquiatra; terapeuta ocupacional; médico geriatra; médico internista (clínica médica), ...
O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança/do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica.
As equipes do NASF 1 devem ser formadas por profissionais de nível superior que reúnam as seguintes condições: (1) a soma das cargas horárias semanais dos membros da equipe deve acumular, no mínimo, 200 (duzentas) horas semanais; (2) nenhum profissional deve ter carga horária semanal menor do que 20 (vinte) horas; (3) ...
São muitas as atribuições do enfermeiro, como: realizar triagens, preencher prontuários, oferecer os primeiros atendimentos, coletar exames, administrar medicamentos e monitorar o estado de saúde dos pacientes.
II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.
O número de agentes comunitários da saúde ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família. A população máxima de atendimento, em grandes centros é de uma UBS para cada 12.000habitantes.
Vamos combinar que ninguém gosta de errar, né? Por isso, dá uma olhada nessas 20 questões de Preventiva que já caíram na prova teórica da USP pra mandar bem e sair na frente! E, claro, não deixe de conferir o nosso Guia Estatístico para saber mais sobre os principais temas das grandes áreas que caem na prova!
O que muita gente não sabe é que isso começou a mudar desde os meados dos anos 90, quando uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) fez surgir dois programas de atenção primária da saúde: o PSF (Programa de Saúde da Família) e o PACS (Programa de Agentes Comunitários da Saúde) que são vinculados e orientados pelos SUS, e desde então, têm mudado a vida de muitas famílias.
Tudo começou em 1994, primeiro como um programa institucionalizado pelo Ministério da Saúde, mas deu tão certo que a nomenclatura atual – e que de fato reflete a realidade – é Estratégia de Saúde da Família (ESF), já que é pensada, planejada, estruturada para atender de forma preventiva e o mais abrangente possível, desfocando do modelo tradicional de assistência à saúde.
O papel do médico especialista em Medicina da Família e Comunidade é essencial para desafogar a demanda do SUS, já que ele vai direcionar melhor os pacientes a outros centros médicos, hospitais ou especialistas. E vai fazer toda a diferença o conhecimento da vida da comunidade, que leva em consideração não só a questão biológica, mas também fatores psicológicos e sociais – a personalidade, a experiência de vida do paciente, seu ambiente também interferem na enfermidade. É aquele médico que conhece desde o avô ao bebê recém-chegado na família, e que antigamente a gente chamava de médico da família, sabe?
Com isso, a PNAB 2017 reconhece como tipos de equipes de saúde que atuam na Atenção Básica: Equipes de Saúde da Família (eSF), Equipe de Saúde Bucal (eSB - equipe integrada à eSF ou à eAB) e Equipe de Atenção Básica (eAB).
Durante esse tempo, você aprende a desenvolver várias características pessoais no seu dia a dia, como controle emocional, quebra de paradigmas, valores e preconceitos, empatia, isso só pra começar a lista! Imagina receber pessoas de todas as cores e tribos, idades e doenças? Vai dar conta de vários papéis, desde administrador para escalonar e coordenar com eficiência os encaminhamentos até educador para levar orientação e atenção humanizada, cuidado, respeito e qualidade de vida às pessoas que usam frequentemente os serviços de saúde do SUS.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o pilar central em que se alicerça a expansão, consolidação e qualificação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cujos princípios são: promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.