A iguana é um animal herbívoro que se alimenta de folhas, botões e flores, especialmente hibisco.
Flores de ipê Do ipê podem ser comidas as flores brancas da Tabebuia roseoalba e as amarelas da Handroanthus chrysotichus. ... Porém, essas acima, brancas e amarelas, são consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogados, empanadas ou na farofa.
O Ipê-Amarelo tem sido usado popularmente para tratar anemia, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, assim como facilitar a cicatrização de feridas internas e externas.
Utilização. As pétalas de rosa têm inúmeras utilidades culinárias, podem ser consumidas em cru, temperadas ou não, e cozinhadas, podendo ser parte integrante de entradas, pratos principais e sobremesas. Harmonizam bem em saladas, entradas diversas, no pão, bolos, biscoitos e doces.
A planta, cuja flor é comestível, também é conhecida popularmente como rosela, vinagreira, azedinha e caruru-azedo. Originário da África e da Ásia, hoje, o hibisco comestível pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, principalmente no Nordeste do país.
Mas é preciso cuidado, pois seu consumo exagerado pode fazer mal à saúde: o hibisco é vasodilatador e pode abaixar a pressão, causando tontura e sensação de fraqueza. Por isso, nem todo mundo pode consumi-lo.
Existem duas plantas da qual se faz o chá - a Hibiscus acetosella e a mais comum, Hibiscus sabdariffa. A planta é parente do quiabo e os frutos são como pequenos quiabinhos - mas o que se usa é a parte denominada cálice, externa, enquanto o fruto verdadeiro, que contém as sementes, é em geral descartado.
Como consumir o chá de hibisco A recomendação dos especialistas é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia. A melhor forma de preparo é a infusão. Coloque uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos e depois coe.
O hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle da pressão arterial e, até, na prevenção de problemas do fígado.