Locais de inserção do acesso central Veia subclávia; Veia femoral; Veia jugular externa; Veia antecubital.
Os cuidados de Enfermagem para o CVC
Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.
Um dos procedimentos mais executados pela equipe de enfermagem é a punção venosa periférica. Essencial para o atendimento de qualquer paciente, o procedimento é realizado para coleta de sangue, exames laboratoriais, infusão de medicamentos em atendimento e outras emergências.
A punção venosa consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia periférica, cujas principais indicações são administração de líquidos, medicamentos, hemoderivados, coleta de sangue para exames laboratoriais e para manutenção do acesso venoso no paciente.
Embora as atividades físicas e uma dieta equilibrada ajudem muito no processo de vascularização, contar com o uso de suplementos que auxiliam na potencialização dos resultados é imprescindível. Entre esses suplementos, estão a L-Arginina e a L-Citrulina, que aumentam os níveis de óxido nítrico no organismo.