Carlos Maria: jovem vaidoso, esnobe, altivo e galanteador. Conquistador endeusado pelas mulheres que o rodeiam, principalmente sua futura esposa, Maria Benedita, prima de Sofia. Sofia: mulher vaidosa e consciente do poder que exerce sobre os outros personagens, principalmente sobre Rubião.
Sua teoria é mais amplamente explorada no romance que Machado publica em 1891, Quincas Borba. Para explicá-la, a personagem de Quincas Borba criou a frase: “Ao vencedor as batatas!” “Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas.
a) Qual é a relação de sentido existente entre o título, "Mal traçadas", e o assunto do texto? Resposta: A expressão "mal traçadas" é parte de uma frase-clichê (Escrevo-lhe estas mal traçadas linhas...)
Personagens Principais
A estranheza da obra começa pelo título, que sugere as memórias narradas por um defunto. O próprio narrador, no início do livro, ressalta sua condição: trata-se de um defunto-autor, e não de um autor defunto.
Resposta. Brás Cubas se denomina um defunto autor e não um autor defunto porque ele começa a contar sua história depois de sua morte, logo, ele não pode se considerar um autor que se tornou defunto e sim um defunto que se tornou autor.
As Memórias Póstumas de Brás Cubas traz em seu conteudo elementos realistas que permitem ao leitor entender sobre este estilo bem como, vivenciá-lo de maneira autêntica. É um clássico da literatura brasileira pois, carrega informação, sentimento, imaginação e criatividade.
Memórias póstumas de Brás Cubas se enquadra no gênero literário conhecido como sátira menipéia, no qual um morto se dirige aos vivos para criticar a sociedade humana. É exatamente o que faz o narrador, ao contar a história de sua vida após o próprio falecimento.
Segundo Bras Cubas, os benefícios que traria a invenção do emplasto para a humanidade seriam cura de doenças, fama e glória. O emplasto seria a invenção que impactaria diretamente a vida da humanidade, pois poderia curar todas doenças, inclusive algumas na época que era consideradas sem curas.
1881
Dona Plácida é a senhora de confiança de Virgília que tinha ido viver para a “casinha” como chamavam o local dos encontros amorosos. A senhora tem nojo da sua condição de cúmplice, mas cede.