Como funciona um padrão de medição coletivo de energia
Instalação coletiva indica que o padrão de entrada terá mais de uma medição instalada no mesmo poste, como casas na frente e fundos do terreno. Acima de duas medições deve-se utilizar a Norma ND.
O padrão de entrada é o principal ponto de entrada de energia elétrica das unidades consumidoras, sedo que o padrão de entrada é composto por um wattímetro que também é conhecido como medidor de energia elétrica, um disjuntor e a caixa do padrão.
QUADROS DE MEDIÇÃO Um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a um ou mais circuitos.
Projeto de Padrão de Entrada na Porte Jr.
Selecione a tensão da rede elétrica que passa pela sua residência. Sua ligação, será MONOFÁSICA se: Na tensão de 220/127V, o total da Potência Instalada for menor ou igual a 10.
O Padrão de Entrada de energia deve ser instalado no limite da via pública com o imóvel, podendo ser: - no poste; - no muro; - na fachada; - ou em pontalete. Desenhos ilustrativos desse tipo são apresentados após as orientações básicas para construção de Padrão de Entrada.
Dimensionamento do Padrão de Entrada: Carga instalada: potência de placa do fabricante. Fator de demanda conforme a Tabela 11, a ser aplicada a cada tipo de aparelho; Fator de potência, considerar igual a 0,75.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100.
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
Encontrado o fator de demanda, vamos multiplicar o mesmo pela potência ativa da iluminação, o resultado encontrado é em KW, porém precisamos do resultado em KVA, para isso basta dividirmos o resultado pelo fator de potência, que no caso da iluminação é 1,0.