“Não há tempo. Um bicho arisco vive dentro de uma espécie de eternidade. Duma ilusão de eternidade. Onde ele pode ficar parado para sempre, mastigando o eterno. Para não assustá-lo, para tê-lo dentro dos seus dedos quando eles finalmente se fecharem, você também precisa estar dentro dessa ilusão do eterno.” Caio Fernando Abreu
Mais um rockzinho pra nossa lista de músicas que falam sobre o tempo. Time, do Red Hot Chili Peppers, está presente no disco By the Way, de 2002.
[…] lidam com acabamentos e preparam materiais de divulgação….já outros tentam lidar com a passagem do tempo. Fato é que Ga Setubal, ex-Pitanga em Pé de Amora, e que teve uma breve passagem por outros […]
Os garotos de Liverpool chegam para tornar a nossa lista ainda mais especial com a incrível Yesterday.
Apesar do medo que temos do tempo, que às vezes passa tão depressa e às vezes parece parado, devemos seguir o conselho da poeta Cora Coralina e deixar que o tempo decida por nós: Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.
Boogarins, Anelis Assumpção, Flaira Ferro, Tulipa Ruiz, Lara Aufranc, Terno Rei, Zander, Vitrola Sintética, Terminal Guadalupe, Legião Urbana, lllucas, Torre, Selvagens à Procura de Lei, Raça, Plasma, China, Vivendo do Ócio, menores atos, Alaska, Sick.
Tempo está presente no álbum Manuscrito, lançado em 2010. Sandy canta que tudo vai passar, o medo, o desespero, assim como a alegria.
Presente no álbum Dois, lançado em 1985, é uma das canções mais famosas da banda de Brasília, e fala que cada um tem o seu próprio momento. Não devemos nos apegar ao passado, mas ter consciência que ele serve como farol para o futuro.
A dupla sertaneja Leandro & Leonardo lançou em 1989 a música É Por Você Que Canto, que apresenta lindos versos do tipo: quanto mais o tempo passa, mais eu gosto de você.
" title="Afinação da cifra" />
O fato de ficar em casa e trabalhar é uma dessas mudanças. Ter como realidade o home office para muitos acabou sendo uma novidade. Trocar horários e ter uma série de noites mal dormidas também acabou se tornando algo rotineiro.
Tanto é que saúde mental talvez nunca tenha sido tão discutido assim como o maior cuidado com a higienização num geral. Os conflitos e a tensão seja pela política como os dilemas como a perspectiva econômica, a realidade política e social e até mesmo a falta de políticas públicas faz com que os que ainda se mantém em casa percam um pouco da noção do tempo.
Compositor, ator e poeta, Mário Lago cunhou uma das mais precisas definições sobre a relação do ser humano com a passagem do tempo, aquele ser invisível e maciço que emolduramos em relógios, fotografias e calendários e nos encontra na pele e nos ossos. “Fiz um acordo com o tempo, nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia, a gente se encontra”, escreveu Lago. Com a passagem de ano, o tempo parece a esperança de dias melhores à nossa espera, e, como de praxe, não faltam canções brasileiras que versam sobre esse assunto, passando pelo humor, a reflexão e a revolta, indo do samba ao rock, com parada na MPB.
Um dos maiores sucessos de Cazuza, O Tempo Não Pára aborda o tempo através de uma perspectiva mais dura e política. Ele fala sobre ver o futuro repetir o passado, sugerindo que o país estava prestes a cometer os mesmos erros.
Música de Caetano Veloso, Oração ao Tempo ganhou uma nova versão na voz de Maria Gadú. A interpretação de Gadú entrou para a trilha sonora da novela A Vida da Gente.
Isso porque, para alguns, a passagem do tempo é vista com pesar, um temido encontro com o desconhecido. As experiências adquiridas, a maturidade e até mesmo o anseio que temos com o futuro inspiram os compositores, poetas e artistas das mais diversas áreas.