EQST

Quem Alimenta O Sinan?

Quem alimenta o Sinan?

Este sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos (através da Ficha de Notificação e da Ficha Individual de Investigação) que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, conforme a Portaria Nº 33 de 14 de julho de 2005, mas é facultado a ...

Quem pode preencher ficha de notificação?

A ficha de notificação de casos suspeitos ou confirmados deve ser preenchida por todos os profissionais de saúde quando o(a) atendido(a) apresentar sinais ou sintomas ou relatar situação de violência/acidente.

Como preencher ficha de notificação?

Preencher com o nome completo do município (ou código correspondente segundo cadastro do IBGE) onde está localizada a unidade de saúde (ou outra fonte notificadora) que realizou a notificação CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

O que é ficha de notificação?

A Ficha Individual de Notificação (FIN) é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal.

Quem deve preencher a Rina?

Utiliza o formulário RINA (Relatório Individual de Notificação de Agravos), que deve ser preenchido pelo serviço de saúde que presta o atendimento ao trabalhador(a), seja Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviços de Urgência e/ou Emergência ou Serviços Especializados.

O que é a Rina?

Para viabilizar o fluxo de informação das notificações foram elaborados os formulários em papel do RINA (Relatório Individual de Notificação de Agravos) e uma base de dados em EPINFO onde estes formulários em papel deveriam ser digitados.

Qual o significado do nome Rina?

Rina: Abreviação italiana de Catarina. Indica inquietação e dinamismo, especialmente no momento de escolher entre diversas opções. É próprio de pessoas competentes e capacitadas; em geral, permanecem sempre atentas às novidades e inovações que se produzem ao seu redor.

Como é feita a notificação compulsória?

Doenças e eventos de notificação compulsória devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica dos Distritos Sanitários de sua área de abrangência de segunda a sexta-feira no horário comercial ou ao plantão do CIEVS das 18h às 8 horas, nos finais de semana e feriados pelos telefones: 3350-9356 ou 9961-5194.

O que é notificação compulsória Ministério da Saúde?

A notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de ...

O que é Notificação Compulsória Imediata?

A notificação compulsória é um mecanismo utilizado para levar ao conhecimento das autoridades sanitárias o surgimento da existência de determinada doença ou situação que comprometa a saúde pública. Essa notificação existe em diversos níveis, e o mais urgente deles é a notificação compulsória imediata.

O que é doenças e agravos de notificação compulsória?

Notificação Compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser ...

O que é agravos à saúde?

Entende-se, aqui como agravos a saúde os danos a integridade física, mental e social dos indivíduos, provocados por doenças ou circunstancias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.

Quais são as doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo?

  • Peste. Tétano neonatal. ...
  • Raiva. 10,0. Paralisia flácida aguda. ...
  • Síndrome da rubéola congênita. 35,2. Febre tifóide. 102.
  • Rubéola. 3.

    O que é notificação semanal?

    Notificações compulsórias semanais As notificações semanais são encaminhadas em até 7 dias, a contar quando houve o conhecimento do agravo ou da doença. Vale ressaltar que as informações pessoais de cada paciente devem ser protegidas para evitar qualquer tipo de constrangimentos.

    Quais são as doenças de notificação semanal?

    LUIZ HENRIQUE MANDETTA

    O que é uma notificação negativa?

    Notificação negativa é a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas, para a ocorrência de tais eventos.

    Qual a importância de notificar as doenças?

    Entender sua importância é peça-chave para o controle, redução, prevenção e erradicação de muitas doenças e agravos. O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde.

    Qual a importância do Sinan?

    O SINAN serve para notificar casos de aids, hepatites virais e algumas doenças sexualmente transmissíveis, além de controlar o registro e o processamento desses dados em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisões em nível ...