Luke Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), do cineasta George Lucas. Interpretado por Mark Hamill, Luke começa a história como um adolescente e se transforma no herói da primeira trilogia.
Luke Skywalker apareceu no final da 2ª temporada de The Mandalorian, em Charpter 16: The Rescue, e muitos se perguntaram quem é que interpretou o Jedi. Apesar de todas as imagens que vimos de Sebastian Stan no papel, foi o próprio Mark Hamill que retornou mais uma vez para sua personagem mais icônica.
Nas duas primeiras entradas da trilogia de sequelas de Guerra nas Estrelas, tivemos a morte de dois heróis originais da trilogia: Han Solo e Luke Skywalker. E, embora ambos tenham sido altamente emocionais, é o último Mestre Jedi que é o adeus mais forte.
Obi-Wan Kenobi é sem dúvida um dos Jedi mais poderosos. Afinal, ele treina Anakin Skywalker, moldando-o em um temido Jedi, mesmo que Anakin eventualmente se torne um igualmente temido Lorde Sith.
Luke se sentiu culpado por toda aquela destruição e se impôs um exílio. Ele desapareceu pela galáxia, em busca do primeiro templo dos Jedi. O paradeiro do mestre Jedi foi um mistério por anos, até que a Resistência descobriu o mapa que apontava sua localização no planeta Ahch-To. Dessa forma, Rey, uma jovem sensitiva da Força, pôde ir ao seu encontro para recrutar sua ajuda para a Resistência.
Star Wars: O Império Contra-Ataca O clássico filme Star Wars: O Império Contra-Ataca, o episódio V da franquia nos cinemas, trouxe um icônico momento que marcou uma das maiores reviravoltas da história do cinema. O grande e temido vilão Darth Vader revela para Luke Skywalker que ele é o seu verdadeiro pai.
Infelizmente o lado sombrio venceu dessa vez. Snoke, a mente por trás da Primeira Ordem, corrompeu Ben Solo para as trevas. Ben mudou seu nome para Kylo Ren e assassinou os outros estudantes da Academia Jedi de Luke que não quiseram fugir com ele.
A princípio, Yoda é relutante em treinar Luke, dizendo que o rapaz é muito velho. Contudo, percebe que Luke é a única esperança para os jedi e para combater o Império e o lado sombrio da Força, e assim muda de ideia. Foi com Yoda que Luke aprendeu a ter um controle mais apurado da Força e a aprofundar seu autoconhecimento. Seu treinamento durou cerca de um ano até que Yoda morreu de velhice.
Luke foi criado pelos seus tios, Owen Lars e Beru Whitesun Lars. Aos 19 anos, descobre que pode se tornar um Jedi, guerreiro da Força. Ele é treinado pelos mestres Obi-Wan Kenobi e Yoda para enfrentar um dos mais temidos vilões da galáxia, Darth Vader – que posteriormente Luke descobre ser seu pai.
Esse foi um resumo de tudo que se sabe sobre Luke Skywalker. As informações aqui contidas foram baseadas principalmente no material apresentado pelos filmes. Muito acerca desse personagem pode ser encontrado em quadrinhos e livros do universo expandido de Star Wars.
A Aliança é obrigada a mudar de base e escolhe o planeta gelado Holt, que passa a ser a base dos rebeldes. Descobertos, o planeta é cenário de uma série de batalhas contra o império do mal. Como membro da Aliança rebelde, Luke parte para Dagobah, o planeta pantanoso e sombrio, que serve de base para Yoda, depois que os Jedi foram perseguidos, e lá recebe do Mestre Yoda o treinamento Jedi, sobre os caminhos da Força.
Ao lado de Leia Organa e Han Solo, Luke agiu para destruir a Estrela da Morte e participou de diversas investidas rebeldes para acabar com o governo totalitário que expandia suas garras pela galáxia.
Mas todo esse atrevimento de seus anos juvenis foram dando lugar para uma personalidade mais paciente à medida que Luke foi amadurecendo. Grande parte dessa evolução aconteceu justamente por causa de sua relação com a Força, que também foi se aperfeiçoando ao longo dos anos.
Originalmente conhecido como “Guerra nas Estrela” e depois renomeado “Uma Nova Esperança”, foi o primeiro filme da série, mas é o IV Episódio na ordem cronológica. Luke é interpretado pelo ator Mark Hamill e Leia é interpretada pela atriz Carie Fisher. A história se passa 19 anos depois do Episódio III – A Vingança dos Sith, após a queda da República Galáctica e do extermínio dos Jedi. O filme acompanha a jornada de Luke que mudou sua vida quando seu tio comprou dois droides, o C-3P0 e o R2-D2, que carrega os planos secretos da Estrela da Morte – uma estação blindada com poderes para destruir um planeta inteiro. Capturada, Leia envia uma mensagem de ajuda que é captada por Luke, que aceita salvar a princesa. Depois de longas batalhas, Luke destrói a Estrela da Morte.
"Algo que as pessoas não perceberam é que sua voz não é real. Sua voz, a voz do jovem Luke Skywalker, é completamente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher", revelou o criador de The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, Jon Favreau, no especial Disney Gallery / Star Wars: The Mandalorian.
No final da segunda temporada de The Mandalorian, Luke Skywalker leva Grogu para treiná-lo.
Luke Skywalker é um dos Jedi mais lendários do universo de Star Wars. Após passar por parte de seu treinamento com o Mestre Yoda em Dagobah, Luke aprendeu a dominar a Força e foi uma peça fundamental na luta da Aliança Rebelde contra o Império de Darth Sidious (ou Palpatine para os íntimos) e Darth Vader.
Contrariado, Palpatine torturou Luke com raios. O vilão só não contava com a mudança de lado de Darth Vader, que atacou o Imperador para proteger seu filho. Em uma confusão de raios, Darth Vader arremessa Palpatine para o fundo do fosso da Estrela da Morte. Esse ato de bondade foi o que garantiu a redenção de Vader, retornando a ser um Jedi, mas também causando a sua morte.
Embora se recuse a treinar a Criança (cujo nome aprendemos é Grogu), Tano instrui Mando a levá-lo a um antigo templo Jedi no planeta Tython. Uma vez lá, Grogu pode alcançar os outros Jedi usando a Força, e alguém da Ordem Jedi virá buscá-lo.
Poucos personagens da cultura pop são tão influentes quanto Luke Skywalker. Desde a estreia de Uma Nova Esperança, no final da década de 1970, o protagonista de Star Wars segue deixando sua marca na franquia, imortalizado no imaginário do público através da performance do ator Mark Hamill.
Assim, o Skywalker tornou-se mais sábio, sem deixar de lado seu espírito idealista e o forte senso de justiça. Acreditando sempre no melhor de cada um, Luke é aquela pessoa que está disposta a mover montanhas para proteger e ajudar amigos e entes queridos.