Samuel foi um dos maiores líderes do povo de Israel. Ele foi o último e o mais importante dos juízes, como também o primeiro da escola profética (Atos 3:24; 13:20). O profeta Samuel certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia. A história de Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés nos tempos do Antigo Testamento (cf. Jeremias 15:1).
O significado exato do nome “Samuel” é incerto, mas várias alternativas têm sido sugeridas pelos intérpretes. As principais são: “ouvido por Deus”, “aquele que provém de Deus”, “nome de Deus” e “prometido ou dado por Deus”. A vocalização do nome Samuel em hebraico sugere o significado de “ouvido por Deus”, mas isso é inconclusivo.
A Bíblia não fornece muitas informações sobre a vida familiar de Samuel, mas destaca a conduta reprovável de seus filhos. Os filhos do profeta Samuel não seguiram seu exemplo e abraçaram a iniquidade. Eles até aceitavam subornos e pervertiam os julgamentos (1 Samuel 8:3).
O único que tinha disposição e dedicação na casa do Senhor, era um menino que não poderia fazer mais que varrer o chão e abrir as portas do templo, pois não era de linhagem sacerdotal. E esse é o momento em que Deus começa agir!
Olá a paz gloriosa do senhor Jesus Cristo meu caro pastor Manassés acho muito interessante tuas pregações teu conhecimento ? abriu muito meu entendimento principalmente está sobre o chamado do profeta Samuel gostaria de acompanhar mais assuntos que Deus te abençoe
Samuel morreu antes mesmo de ver Davi, a que ungira como rei, assumir oficialmente o trono de Israel. Depois a Bíblia relata a tentativa patética e pecaminosa de Saul em tentar consultar a Samuel após a sua morte com ajuda de uma feiticeira de En-Dor (1 Samuel 28:15). Numa passagem de difícil interpretação, Saul escutou naquela ocasião uma predição de sua derrota contra os filisteus e ascensão de Davi ao trono.
Você já deve ter ouvido falar de Samuel. Você sabe quem realmente foi Samuel? Sabe qual a importância dele na Bíblia? Ele é um personagem de extrema importância nas Sagradas escrituras. Se você deseja conhecer mais sobre quem foi Samuel, este texto foi escrito para você.
O pai de Samuel, Elncana, declarava sempre seu amor por Ana (I Samuel 1.5). Porém a outra esposa de seu marido provocava Ana por ela não ter filhos (I Samuel 1.6). Então ela pede a Deus um filho. Em agradecimento Ana promete entrega esse filho ao serviço do templo caso Deus concedesse seu pedido. Deus abre o ventre de Ana e ele tem seu primeiro filho Samuel (I Samuel 1.10-11)
Ao chamar Samuel pelo nome, nosso Deus mostra que conhece e considera cada um de nós. O sacerdote Eli em nenhum momento consagrou Samuel, nem ungiu, nem transmitiu autoridade e nem nada.
Paz do Senhor Pr. Manassés. Gostei muito da mensagem sobre o chamado de Samuel. Pude aprender mais um pouco e entender o que é ser profeta. Deus continue abençoando sua vida e seu ministério em nome de Jesus.
Samuel começou a servir a Deus desde criança. Samuel se torna uma personagem importante religiosamente, politicamente e espiritualmente para o povo de Israel. Ele marca o fim do período dos juízes e o início da era dos reis em Israel. Ele também é o sacerdote responsável por ungi a Davi como rei, de onde viria o filho de Deus, Jesus Cristo.
O episódio da unção de Davi demonstra com clareza a importância de Samuel em Israel. Os anciãos de Belém tremiam diante de sua presença. Eles reconheciam a autoridade da parte do Senhor que estava sobre a vida de Samuel (1 Samuel 16:4).
Na verdade isso não se aplica, pois Deus não escolhe errado! Quando Elias se escondeu na caverna Deus poderia ter levantado um daqueles sete mil para colocar no seu lugar, mas não fez! por quê? Porque Deus não abre mão dos seus escolhidos.
3° Muitos são chamados e poucos escolhidos e é por isso que os profetas não ficam só profetizando, por serem poucos os ceifeiros, Deus sempre vai contar com eles para outros ministérios e atividades.
é verdade de deus vem o conhecimento;ele dá a sabedoria e o entendimento.porquê do celeiro de deus emana toda essas maravilhas,;para que possamos trilhar caminhos bom e seguro, fico grato a deus , poraqueles que de boa fé nos ajuda entender esse grande mistério.;
Sempre tem uma passagem da bíblia sagrada que fala mais ao nosso coração do que qualquer outra. Parece que nos identificamos com ela e que o nosso Deus tem algo forte a nos revelar sobre ela.
Samuel é uma figura peculiar dentro do texto Bíblico. A história de Samuel já inicia de forma curiosa. Ele foi fruto de uma ação milagrosa. Sua mãe Ana era estéril (não podia ter filhos). Como era costume em Israel, o pai de Samuel tinha outra esposa que lhe gerava muitos filhos. Ana ficava muito angustiada com essa situação (I Samuel 1.1-2).
Diante desse cenário, e sem vislumbrar um possível substituto para Samuel, o povo começou a pedir uma alternativa. Essa alternativa era a monarquia. Deus já havia prometido dar reis ao seu povo, mas os israelitas não estavam dispostos a esperar a ação divina nesse sentido (cf. Gênesis 17:16; 49:10; Deuteronômio 17:14-20).
O Senhor ouviu a suplica de Ana e lhe deu um filho, e depois dele mais outros cinco filhos. Samuel nasceu num dos períodos mais turbulentos da história do povo israelita. Os israelitas viviam sob constante opressão e ameaça da parte dos filisteus, e a nação encontrava-se em um terrível declínio espiritual.
Saul foi incapaz de discernir e valorizar o que era espiritual. Ele advogou para si privilégios sacerdotais ao oferecer pessoalmente sacrifícios. Depois ele violou as coisas consagradas ao Senhor e desobedeceu as ordens divinas na ocasião da vitória sobre os amalequitas (1 Samuel 13:9-15:10).
Graça e paz Manassés e a Primeira vez que visito teu blog e já fui impactado pela bela mensagem que o Senhor Deus continue te enchendo mais e mais com o Espírito Santo para transmitir a mensagem que fale ao coração edificando vidas.
Esdras foi um sacerdote e escriba judeu mencionado no Antigo Testamento. Ele foi um líder religioso e estudioso da Lei de Moisés e desempenhou um papel importante na restauração da adoração a Deus e na reafirmação das...