Nice, (em grego: Νίκη; romaniz.: Níkē ou Niké , "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, filha de Palas e Estige. Os romanos designaram o nome de Victória para Nice.
Atena (em grego: Αθηνά, transl.: Athēná, ver seção Nome), também conhecida como Palas Atena (em grego: Παλλάς Αθηνά, transl.: Pallás Athēná) é, na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade.
Hera
14 de Maio: Dia de Ísis, deusa egípcia da maternidade e fertilidade | Deuses egípcios, Símbolos egípcios, Deuses pagãos.
Representação de Hermes Hermes é retratado como um jovem nu, bonito, de corpo atlético e com sandálias mágicas aladas que lhe conferiam maior agilidade e rapidez. O símbolo de Hermes era um bastão com serpentes e asas, chamado caduceu.
Hermes, o mensageiro dos deuses. Hermes, deus dos viajantes, protetor da magia e da advinhação, responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida, patrono dos ladrões e dos trapaceiros, era filho de Zeus e da misteriosa Ninfa Maia, a mais jovem das Plêiades, também chamada de noite.
Ou seja, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o “dentista” da época. Segundo a lenda, certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo Esculápio matou-a com seu cajado.
Essa cobra é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da farmácia. Segundo as literaturas antigas o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça).
Galeno
Galeno escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, sendo considerado o "Pai da Farmácia". Sua grande contribuição foi a transformação da patologia humoral numa teoria racional e sistemática, em relação à qual se tornava necessário classificar os medicamentos.
Desenvolve a teoria de que as doenças do corpo humano ocorrem quando há um desequilíbrio entre quatro de seus componentes: sangue, bílis, pituíta e atrabílis. Morreu no ano de 201, mas não se tem certeza no local de sua sorte, podendo ser em Roma, Sicília ou Pérgamo, sua cidade natal.
Baseado na teoria de Hipócrates, Galeno desenvolveu a primeira tipologia do temperamento, descrita em sua monografia "De Temperamentis", onde distinguiu e descreveu nove temperamentos: quatro temperamentos primários relacionados à dominância de uma das quatro qualidades descritas por Hipócrates; quatro temperamentos ...
Hipócrates, filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles.
Galeno (131-201 d.C) romano também, grande estudioso da Cinesiologia, que a partir da observação em gladiadores na Ásia menor acumulou diversos estudos sobre o movimento do corpo humano, tendo como objeto de estudo esses atletas, e que por isso é conhecido até os dias de hoje como o primeiro médico de equipe da ...
A acção mecânica como resultado de forças actuantes ao longo dos filamentos dos músculos foi também demonstrada. Leonardo da Vinci contribuiu significativamente para a definição de órgãos do corpo humano, tendo, como referido, detectado diversos erros cometidos no trabalho de Galeno.
O edito de Frederico II, obrigando a escola de Nápoles a introduzir em seu currículo o treinamento prático de anatomia (1240), foi decisivo para o desenvolvimento dessa ciência. ... O clima geral do Renascimento favoreceu o progresso dos estudos anatômicos.
A descrição feita por Galeno das atividades do coração, artérias e veias durou até que William Harvey estabelecesse que o sangue circula com o coração agindo como uma bomba em 1628. ... No campo da anatomia, Galeno distinguiu ainda os ossos com e sem cavidade medular. Descreveu a caixa craniana e o sistema muscular.
William Harvey
William Harvey foi um dos primeiros cientistas a descrever o funcionamento do sistema circulatório, mais especificamente o movimento do sangue pelo interior dos vasos sanguíneos.
Em 1628 William Harvey (1578-1657) publica o seu De motu cordis e fica na história como sendo o primeiro a descrever a circulação do sangue, estabelecendo que o sangue circula porque coração se comporta como uma bomba.