Ranking dos queijos saudáveis
Quando uma pessoa está fazendo dieta, tudo demais sobra. Se consumido como moderação (apesar de que a gente tem vontade de comer uma fornada inteira de pão de queijo Seu Ninico), o pão de queijo pode, sim, fazer parte da dieta, inclusive como substituto de outros pães feitos como farinha branca.
O queijo tipo mussarela segue procedimentos na produção que envolve a utilização do leite cru, que pode trazer uma melhor característica ao queijo em função da não desnaturação das proteínas do soro e da presença das lípases naturais, por ser leite cru, dando um produto firme, com maior consistência e mais sabor.
Mussarela. A mussarela é um dos queijos mais consumidos e pode sim ser utilizado em uma alimentação saudável. Possui uma boa quantidade de proteína e algumas vitaminas e minerais, com destaque à vitamina B12.
Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são:
No Brasil, os queijos com menos carboidratos e encontrados com facilidade são provolone, muçarela, parmesão e prato.
Para saber se um queijo é processado ou ultraprocessado, consulte sempre o rótulo do produto. Aquelas muçarelas fatiadas vendidas em pacote lacrados, os queijos processados UHT e os queijos cheddar e catupiry estão nessa categoria.
Alguns fabricantes adicionam amido e gorduras vegetais à ricota ou ao queijo cottage. Para verificar se estas substâncias estão nos alimentos, use uma gota de iodo. Se o queijo cottage possuir amido, ficará azul. Se não tiver, a cor do iodo não mudará.
Alimentos processados Quando um alimento in natura ou minimamente processado recebe adição de sal, açúcar ou outra substância de uso culinário, para torná-lo durável e mais agradável ao paladar, ele passa a ser considerado processado.
Para concluir, fica claro que a base da nossa alimentação deve ser de alimentos in natura, ricos em nutrientes. Já os processados e ultraprocessados devem ser evitados, pois passam por alterações do seu estado natural, removendo assim seus benefícios.