Uma infecção no ouvido é causada por bactérias ou vírus presentes na orelha média do indivíduo. É comum esse tipo de inflamação surgir como um sintoma de outras doenças, como gripe ou alergias, mas outras causas podem acarretar no aparecimento dos sintomas.
A infecção de ouvido deve ser tratada com os remédios indicados pelo médico e a cura chega em aproximadamente 3 semanas de tratamento.
Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.
De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias. NÃO PARE AGORA...
As otites, rotineiras, carregam sérios riscos, e podem evoluir até a surdez. Primeiro, um pequeno incômodo na parte externa do ouvido. Depois, a sensação de ter algo pressionando o tímpano. Com mais algumas horas, uma dor constante, pulsante e difícil de tolerar.
A maioria das otites desaparecem sozinhas em alguns dias. É por isso que os especialistas recomendam que os médicos esperem dois ou três dias antes de prescrever antibióticos para certos casos de infecção aguda do ouvido. Dependendo da doença do seu filho, seu médico pode recomendar o tratamento médico ou cirúrgico.
Otite externa difusa aguda costuma ser provocada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum.
Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, por exemplo, pois a meninge (membrana que reveste o sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal) passa próximo do ouvido médio.
Sinais e sintomas de dor de ouvido no bebê
Mas de um modo geral de 1 a 3 semanas é o tempo de tratamento da otite canina. Em relação ao tempo de tratamento/medicamento: 5 dias utilizando o Panolog e Easotic. 7 dias utilizando Natalene (Infecção bacteriana), Otomax, Auritop, Otoguard, Posatex, Aurigen e Aurivet.
O tratamento da otite na maioria das vezes é feito com aplicação de medicamentos e limpeza no ouvido, em alguns casos, principalmente na otite bacteriana, se torna necessário o uso de antibiótico.
Confira a seguir o nosso passo a passo!
Para isso, use um pedaço de algodão (ou gaze) umedecido na água ou com um pouco de soro fisiológico e esfregue bem toda a parte de dentro das orelhas. O ideal é realizar essa limpeza uma vez por semana ou a cada 10 dias - assim, fica mais fácil evitar infecções ou acúmulos de sujeiras.
Isso você faz colocando um chumaço de algodão em cada orelha de forma superficial para não machucar. Além disso, você deve secar bem a região após o banho e, em seguida, realizar a limpeza, com muito cuidado. A atenção à umidade deve ser constante, pois ela facilita a proliferação de fungos e bactérias.
Causada muito pela ação dos carrapatos, a vasculite cutânea pode afetar as orelhas e o interior dos ouvidos. Os vasos sanguíneos do pavilhão auricular se inflamam e aparecem feridas e crostas nas bordas exteriores, gerando muita dor. A otite é um dos problemas que causam essa agitação violenta da cabeça.