O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.
No caso do coração, pode deixar sequelas por toda a vida e até levar à morte. “As Válvulas Cardíacas são as únicas estruturas que ficam com sequelas após a Febre Reumática, como insuficiência valvar e/ou estenose valvar, colocando a vida das pessoas em risco.
Um estudo feito na Dinamarca constatou que mulheres com menos de 50 anos, que sofrem de artrite reumatoide (doença que leva a inflamações das articulações e tecidos circundantes, de origem autoimune), têm mais probabilidade de sofrer infarto do que as que não têm a doença.
A manifestação clínica mais comum nos pacientes com doença arterial coronária é a angina do peito, caracterizada pela presença de dor precordial, opressiva ou em queimação, geralmente relacionada ao esforço físico(103). Na AR, entre- tanto, algumas evidências apontam para uma maior freqüência de isquemia assintomática.
Portador de doença incapacitante poderá ter direito a aposentadoria sem carência. Pessoas com esclerose múltipla, artrite reumatoide ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) podem ser beneficiadas por projeto aprovado na terça-feira (3) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).