A temperatura é uma grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas.
Resposta. A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.
Nos termômetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feito no ar. A sensação térmica, Por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, sendo seu valor enfluenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.
Fatores ambientais como velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa e temperatura média radiante influenciam diretamente na sensação corporal, além, é claro, do tipo de roupa que o usuário estiver vestindo.
As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas. ... Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Esta parte se aplica a pessoas adultas, em boa saúde, que estejam no recinto há mais de 15 min. Segundo a norma, os parâmetros ambientais que afetàm o conforto térmico são: a temperatura operativa; a velocidade do ar; e a umidade relativa do ar. ... 23,0 °C a 26,0 °C e umidade relativa de 35 %.
As variáveis de conforto térmico dependem da atividade física (metabolismo), da resistência térmica oferecida pela vestimenta e dos parâmetros ambientais (temperatura do ar, temperatura radiante média, velocidade do ar e umidade relativa do ar).
A sensação de conforto térmico depende das trocas de calor entre o corpo e o ambiente. ... Nesse sentido, quando uma pessoa é exposta a um ambiente quente, seu corpo irá proporcionar: E Ativação D Desativação C Acionamento de glândulas sudoríparas B Vasoconstrição A Vasocondução Você já respondeu e acertou esse exercício.
Temperatura operativa Temperatura uniforme de um recinto preto imaginário, no qual uma pessoa trocaria a mesma quantidade de calor por radiação e convecção que no recinto não uniforme real.
O desconforto térmico local ocorre devido a fatores que alteram a uniformidade no ambiente. Tais fatores podem ser devido a correntes de ar, diferença vertical de temperatura do ar, janelas ou superfícies frias ou quentes, ou variações deles.
Conforme Lyra (2007), o Voto Médio Estimado (PMV) permite avaliar o conforto térmico de um recinto fechado, prevendo a sensação térmica para qualquer combinação entre o nível de atividade de uma pessoa (W.m-2), a vestimenta (Clo) e quatro variáveis climáticas: temperatura do ar (ºC), temperatura de globo (ºC), ...