As doenças causadas pelo esforço repetitivo são muitas, dentre elas podemos citar: tendinite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovites, bursite, mialgias, síndrome do pronador redondo entre outras.
Dicas para evitar lesões
De acordo com a diretora, a LER/ Dort engloba cerca de 30 doenças, a exemplo de tendinite, fibromialgia e bursite. “As dores provocadas pelas doenças podem ser incapacitantes, afastando o profissional do trabalho, causando grandes prejuízos sociais e econômicos”, enfatizou.
Os distúrbios osteomusculares (DOM) representam as principais causas de morbidade nos trabalhadores. Estes distúrbios podem ser entendidos como um conjunto de sinais e sintomas relacionados ao trabalho, tais como dor, parestesia, fadiga e limitação da amplitude de movimento.
Tanto uma dor física pode provocar impactos na dimensão psicológica, que reflexamente agrava o quadro da dor, quanto uma dor de origem psicológica pode impactar no corpo, também reflexamente agravando a situação. Tratandose de LER/DORT, ambos os caminhos são possíveis de acontecer (Merskey, 1996).
Fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, realizar uma dieta balanceada e saudável e procurar formas de lazer alternativas, que amenizem o estresse do dia-a-dia. COMO PREVENIR AS DOENÇAS OCUPACIONAIS ou seja a Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho):
Qual das alternativas a seguir traz uma informação INCORRETA acerca dos conceitos presentes nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho? a. O trabalhador com dor ou outro sintoma como formigamento (parestesia) será automaticamente diagnosticado como portador de LER/DORT.
Partindo para explanação, não são consideradas doenças do trabalho, aquelas que se desenvolvem no trabalhador de forma natural e/ou hereditária, que ocorreriam independente da atividade que o obreiro exerce.