Quantas radiografias periapicais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O profissional que deseja ver a arcada por completo deve solicitar o check-up periapical, que é uma sequência de 14 radiografias (7 da arcada superior, 7 da inferior) para a análise de todos os dentes e dos tecidos ao redor.
Para que serve uma radiografia periapical?
A Radiografia Periapical tem como objetivo visualizar os ápices das raízes dos dentes e das estruturas que os rodeiam. É utilizada para pesquisa e lesões periapicais e periodontais, fraturas, anomalias, reabsorções e outras lesões que atingem os dentes.
Quais as principais indicações das radiografias periapicais e Interproximais?
Neste exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem. Este exame é frequentemente realizado para deteção de cáries interproximais (cáries entre os dentes). Saiba, aqui, tudo sobre a radiografia bite wing ou raio x interproximal.
Como se faz uma radiografia periapical?
A radiografia periapical é feita com a técnica de paralelismo, também conhecida como "cone longo", ou com a técnica de bissetriz. Na primeira, o feixe de raios X incide perpendicularmente ao dente e ao filme, o que dará origem à radiografia.
O que é a técnica do paralelismo?
Na técnica do paralelismo o sensor digital é apoiado paralelamente ao longo eixo do dente e o feixe de raios X é direcionado perpendicular ao sensor e dentes. ... O plano do sensor e do longo eixo dos dentes forma um ângulo com o seu ápice no ponto em que o filme está em contato com os dentes.
Quais as indicações das radiografias Bite Wing?
A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente:
Diagnóstico de cárie interproximal (cárie entre os dentes);
Avaliação da crista óssea entre os dentes;
Avaliação do estado de certos tratamentos dentários (restaurações por exemplo);
Etc.
O que é uma radiografia periapical?
A radiografia periapical é feita para que o cirurgião-dentista possa visualizar a anatomia dentária (coroa e raiz) e as estruturas ao redor dos dentes (ligamento periodontal, osso alveolar e outras estruturas anatômicas).
Quando ocorre o encurtamento da imagem em uma radiografia periapical?
O erro na angulação vertical pode ser um encurtamento da imagem em comparação com o tamanho do objeto, que ocorre quanto maior o ângulo de inclinação vertical do cone do aparelho de raios-x ou o alongamento, nos casos em que a angulação vertical é menor do que o proposto pela técnica (Figura 3.
Quais são as indicações para realização de radiografia interproximal Bite Wing )?
A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente:
Diagnóstico de cárie interproximal (cárie entre os dentes);
Avaliação da crista óssea entre os dentes;
Avaliação do estado de certos tratamentos dentários (restaurações por exemplo);
Etc.
Quais são as indicações para o uso da técnica oclusal?
Entre outras, a radiografia oclusal possui indicação no diagnóstico e avaliação de determinadas patologias, conforme enumeramos de seguida:
Despiste e localização de raízes ou fragmentos dentários retidos;