A 6 de junho de 1858, o Presidente da Província de Minas Gerais, Dr. Carlos Carneiro Campos promulgou a Lei nº 880 que elevava a Vila Nova de Formiga à categoria de Cidade.
A Lei Estadual n.º 12.
O Gentílico de Formiga é Formiguense. O município Formiga está localizado no Estado Brasileiro Minas Gerais - MG. Formiga possuí uma área total de 1.
Piumhi é uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, tranqüila e acolhedora, típica do interior de Minas Gerais.
Ao total, existem cerca de 18.
“Geralmente fica dentro de paredes, conduítes de fiações ou mesmo dentro de equipamentos eletrônicos.” Para descobrir onde se esconderam, o jeito é segui-las. Se precisar, sugere o professor, coloque uma isca com diferentes alimentos (como sardinhas, bolachas de água e sal e mel) para atraí-las.
Técnicas para acabar com as formigas
Formigas muitas vezes são problemas numa casa, principalmente na cozinha. Seja em casa ou apartamento, é quase sempre impossível deixar qualquer alimento fora da geladeira sem que esses insetos apareçam. Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha.
Use, por exemplo, uma vasilha de plástico bem grande. Coloque terra e alimentos dentro dela. Com uma agulha, faça pequenos furinhos para o ar poder circular lá dentro. O objetivo é prover as formigas com oxigênio sem permitir que elas escapem.
Achar uma formiga rainha é o primeiro passo para fazer a sua fazenda de formigas....Jogue a terra em baldes.
Tempo de vida De 6 e 10 semanas é o ciclo de vida da formiga entre a fase ovípara até se tornarem adultas. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos.
O seqüestro da rainha
A quantidade de rainhas por formigueiro depende da espécie de formigas, ou seja, um formigueiro pode ter uma ou mais rainhas. São as rainhas que tem a vida mais longa do formigueiro, podendo viver de 10 a 20 anos. Machos – Não trabalham.
Ciclo de Vida Os ovos bem cuidados dão origem a formigas aladas, as fêmeas (tanajuras); os ovos mal cuidados dão origem a machos (bitus). No voo nupcial, macho e fêmea acasalam. O macho (bitu) morre. A fêmea volta ao chão, arranca suas asas e funda um novo formigueiro.
Geralmente, as tanajuras costumam aparecer com maior frequência em outubro, novembro e dezembro. No entanto, em virtude das chuvas fracas registradas na região recentemente, intercalando o calor e o frio do fim dos meses de março e começo de abril, o inseto começou a aparecer em algumas cidades.
Içá ou tanajura é a formiga fêmea da saúva no período de reprodução. Em partes do Brasil é um alimento, considerado uma iguaria. As formigas são consumidas em farofas, ao natural – crua, sem misturas -, torradas com água e sal, como aperitivo, acompanhando bebidas.
Conta com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais importantes pragas agrícolas.
Para saborear a tanajura é preciso ligar antes, para confirmar se tem. Preço: R$ 10,00, o copinho pequeno.
R$ 150
Existem saúvas por todo o território nacional, com algumas espécies com distribuição limitada a alguns estados ou regiões. A distribuição das saúvas de importância econômica foi dada na página Biologia das Saúvas. O ninho das saúvas é um dos ninhos subterrâneos mais complexos conhecidos entre todos os insetos.
Para quem não sabe a formiga fêmea, ou tanajura, é uma iguaria em algumas regiões do país servida como farofa ou fritas. As formigas saúvas aparecem nesta época do ano porque é o período em que acontecem as revoadas de acasalamento da espécie. Normalmente as formigas saem do formigueiro em dias de sol após a chuva.
Estão dotadas de extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégia de sobrevivência baseada numa espetacular divisão de trabalho, que deixaria embasbacado o maior administrador de empresa. Vivem há mais de 100 milhões de anos.
Observações de campo indicam que as maiores operárias de saúva devem viver entre 4 e 6 meses no máximo. Mas não é raro termos notícias de sauveiros ativos por mais de 20 anos.