Fotorrespiração é uma via dispendiosa que compete com o ciclo de Calvin. Ela começa quando a enzima rubisco atua sobre o oxigênio em vez do dióxido de carbono.
Os fotossistemas são complexos proteicos envolvidos no processo de fotossíntese. Podem ser encontrados nos tilacoides de plantas, algas e cianobactérias (nas plantas e algas estão localizados nos cloroplastos), ou em membranas citoplasmáticas de bactérias fotossintéticas.
Fotólise da Água: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).
(A) Fotofosforilação cíclica. Neste processo o PSII não doa o seus elétrons para a plastoquinona. A ferredoxina reduzida não doa seus elétrons para a redução do NADP+, mas o transfere novamente para o complexo citocromo b6 (Cyb6f). O primeiro elétron reduz a plastoquinona (PQ) à plastosemiquinona (PQ*).
e) A reação de fotofosforilação cíclica envolve a clorofila A que absorve energia luminosa. Um elétron sairá dessa clorofila e será recebido pela F+++ (ferridoxina), passando em seguida por uma sequência de citocromos, que também aceitam elétrons.
As moléculas de clorofila absorvem a luz solar e quebram a H2O, liberando O2 e hidrogênio. O hidrogênio une-se ao CO2 e forma a glicose. Esse processo resulta na equação geral da fotossíntese, a qual representa uma reação de oxidação-redução.