O conceito de hipertexto foi criado na década de 60 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Theodor Holm Nelson. A ideia era determinar a nova leitura não-linear e interativa que surgiu com a informática e o advento da internet.
A integração em busca de uma linguagem única Diferentes informações se juntando para passar uma mensagem. São conexões de imagens, sons, textos e formatos em um único meio, aqui no caso a famosa web ou WWW como é mais conhecida. ... Qualquer site, blog, rede social que você acesse falará a linguagem hipermídia.
Descrição Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.
adjetivo Que se restringiu, limitou; cujos limites foram estabelecidos, firmados, delimitados; limitado: o trabalho da imprensa foi restringido, para evitar o registro de situações inverídicas. Etimologia (origem da palavra restringido).
Significado de Interatividade substantivo feminino Característica ou estado de interativo. Comunicação. Informática. Num sistema, mecanismo ou equipamento, a capacidade de possibilitar interação.
Tecnicamente, conceitua-se a hipermídia como um “sistema de comunicação audiovisual e identificada como o meio e linguagem, ou o tecido, que organizam eventos comunicacionais.
Interação é a ação (direta ou indireta, mediatizada) entre sujeitos. Interatividade é a capacidade potencial de meios e sujeitos agirem mutuamente, percebida na ação do sujeito sobre o meio e na recepção, como troca, de uma retroação do meio sobre ele.
A educação interativa é uma metodologia que se consolidou com a ascensão da tecnologia, transformando a formação dos alunos de diferentes níveis escolares. A proposta é que a aprendizagem aconteça na interação entre o(a) estudante e os recursos tecnológicos.
Assim como nas videoaulas, as transmissões ao vivo estimulam a interatividade, oferecendo o diferencial de que alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas, participando em tempo real, do mesmo modo que acontece em uma sala de aula presencial.
Uma aula interativa consiste na participação e no engajamento dos alunos. Despertar a curiosidade e promover o debate em sala de aula é um grande desafio.
Já a interatividade pressupõe a possibilidade dos mesmos interagirem com uma máquina para a troca de informações. Para que o uso de tecnologias interativas faça diferença na qualidade da educação a distância e assegure sua expansão é necessário o uso de metodologias de interação não presenciais próprias e eficientes.
Os resultados encontrados na pesquisa mostram a necessidade de se implantar cursos a distância que garantam um canal de comunicação eficiente, privilegiando, assim, a interação entre alunos e professores. Essa interação, por sua vez, será o que propiciará um ensino de qualidade.
O papel do professor no ensino EAD tem como função mediar e criar situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos, mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais. Este profissional desempenha um papel social ao fazer o contato inicial com a turma.
De acordo com Grangeat, o professor deve ensinar e mediar as situações envolvidas no processo de aprendizagem, a fim de que o aluno possa fazer uso, nos diversos âmbitos, e seja capaz de ter uma aprendizagem não fragmentada.
Para ser um professor EAD é necessário ter uma graduação do tipo licenciatura na área que será ensinada. Algumas instituições de ensino também exigem pós-graduação no momento de escolher um profissional e oferecem treinamentos específicos para tutoria.