Esta fase do conflito foi encerrada no dia 18 de dezembro de 2011 com a retirada das tropas americanas do território iraquiano após oito anos de ocupação. O conflito aconteceu no contexto da Guerra ao Terror, lançada pelo presidente americano George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001.
A invasão teve como uma das principais justificativas o perigo iminente de Saddam com suas armas químicas e outras de destruição em massa . ... 20/3/2003 Começa a Guerra: mísseis buscam Saddam em 'ataque de decapitação' - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ordena invasão ao Iraque.
A intervenção promovida pelos Estados Unidos no território iraquiano teve como principal razão alegada a busca de armas de destruição em massa que o governo iraquiano supostamente matinha em seus arsenais.
O ex-Presidente dos Estados Unidos George W. ... Bush utilizou o ódio à América como pretexto para justificar a intervenção militar no Iraque e além.
Nos anos seguintes, as mortes de soldados aliados dos Estados Unidos ultrapassaram 3 mil baixas. Há estimativas que apontam que mais de 650 mil iraquianos morreram durante a invasão, e outros milhares perderam suas casas.
20 de março de 2003 – 15 de dezembro de 2011
O país atualmente ainda vive uma grande crise econômica e social, bem como uma grande instabilidade política. A população é atingida pela miséria que assola o país, bem como pelos altos índices de violência, corrupção e ausência de infraestrutura.
A maior parte dos iraquianos reside em cidades e vilas, onde têm um estilo de vida moderno, semelhante ao ocidental. Bagdá é de longe a maior cidade, e Mossul é a segunda mais populosa. Arbil (ou Erbil) é uma das maiores cidades do Iraque.
Na Era Medieval, Iraque era o nome de uma província árabe que hoje constitui a metade sul do atual país. Hoje, a República do Iraque, onde o Islã é a religião oficial do Estado e representa a crença de 95% da população, a maioria dos iraquianos se identifica com a cultura árabe.
Ásia
A história do Iraque inicia-se nos primórdios das civilizações; foi nesta região, maioritariamente equivalente à Mesopotâmia, que foram feitos os primeiros registros históricos, com o surgimento da escrita. Foi lá também, que surgiu a primeira civilização do mundo, a Suméria.
Durante a guerra o Iraque foi um importante centro de suprimento para as forças dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha que operavam no Oriente Médio e de transbordo de armas para a URSS. Após a II Guerra Mundial, o Iraque se tornou área de influência dos EUA, assinando o Pacto de Bagdá em 1955 com EUA e Turquia.
O Iraque é dividido em 18 províncias (muhafazah):
Bagdá
Sua capital é a cidade de Bagdá, no centro do país, às margens do rio Tigre. Existem várias sugestões para a origem do nome do Iraque; uma remonta à cidade suméria de Uruque. Outra sugestão é que Iraque vem da língua aramaica, que significa "a terra ao longo das margens dos rios."
Mesopotâmia
Quem nasce no Iraque é iraquiano. Quem nasce em Israel é israelense.
Antes da guerra, o Oriente Médio era dominado pelos sultões do gigantesco Império Turco-Otomano. O que os europeus chamavam de Mesopotâmia – e que hoje chamamos de Iraque – correspondia à região entre os rios Tigres e Eufrates, um dos berços da civilização ocidental.
Saiba a história do império citado na Bíblia. ... A Babilônia foi um império de verdade, além de um grande centro cultural, de requintada arquitetura e comércio agitado. Essa incrível cidade-estado foi criada pelos Amoritas, logo após invadirem a Mesopotâmia e dominarem os Acádios.
Babilônia foi fundada no início do terceiro milênio a.C., entre os rios Eufrates e Tigre, ao sul da atual Bagdá, no Iraque. ... Após Nínive ter sucumbido aos medos e aos babilônios em 612 a.C., a cidade foi destruída e nunca recuperou sua antiga importância.
Baseado nas Leis de Talião (“Olho por olho, dente por dente”), o Código de Hamurabi é um conjunto de leis para controlar e organizar a sociedade. ... Antes disso, as leis que regulamentavam os direitos e deveres dos babilônicos eram transmitidas de boca em boca.
substantivo feminino Metrópole construída sem planificação: o antigo bairro virou uma babilônia. [Figurado] Babel; ausência de ordem, de regras; grande confusão e desordem. [História] Antiga cidade da região da Mesopotâmia, situada entre os rios Eufrates e Tigre, atualmente constitui o território do Iraque.
Maconha. Vamo queimar uma babilônia mais tarde?