Introdução: Os órgãos tendinosos de Golgi (OTG) são receptores sensoriais localizados na junção miotendínea e conectados em série com as fibras musculares. Sua função no controle motor em humanos ainda não está elucidada.
O fuso muscular é ativado toda vez que o peso do corpo, tendendo a dobrar os joelhos, estira os músculos. Os estímulos são enviados à medula espinhal e através do nervo motor e contraem os músculos para neutralizar a ação da gravidade.
USB-OTG (sigla para “On The Go”) é um padrão criado em 2001 para que dispositivos compatíveis possam se comportar como controladores (“hosts”) de outros aparelhos: um celular que aceita o padrão OTG pode ser conectado diretamente a uma impressora, pen-drive, HD externo, leitor de cartões e etc assumindo o papel de ...
Os proprioceptores detectam a posição estática das articulações do cotovelo, o peso da carga e a variação do comprimento das fibras musculares em atividade....
1. Receptor ou órgão que permite a percepção da posição, deslocamento, equilíbrio, peso e distribuição do próprio corpo e das suas partes. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: propriocetor.
Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.
São receptores sensoriais: os fusos neuromusculares e os órgãos tendinosos de Golgi. ... A diferença principal entre a excitação do fuso neuromuscular e o órgão tendinoso de Golgi é que o fuso detecta o comprimento muscular e suas alterações, enquanto o órgão tendinoso detecta a tensão mecânica sobre os tendões.
É a sensação do funcionamento dos principais sistemas de órgãos do corpo e de seu estado interno. As definições de interocepção se estendem além dos aferentes viscerais.
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. ... A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.
👉VISCEROCEPÇÃO – sensações das vísceras; 👉EXTEROCEPÇÃO – são os sentidos (audição, visão, etc..) que informam sobre os estímulos externos; 👉PROPRIOCEPÇÃO – são informações que nos possibilitam saber, mesmo de olhos fechados, como está nosso corpo, ou que movimentos estamos realizando.
“Sensação” e “percepção” constituem um processo contínuo, que se inicia com a recepção do estímulo (interno ou externo ao corpo) até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados. ... Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas.
Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”. O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores.