Quando afetado pela doença, o recém-nascido é incapaz de utilizar a galactose, que tem papel fundamental no organismo, pois é um dos constituintes das membranas celulares, além de estar presente na composição de substâncias que irão integrar os lipídios cerebrais.
Os sintomas da galactosemia no bebê surgem quando a criança ingere alimentos com galactose. Esses sintomas podem ser reversíveis se a dieta sem galactose for cumprida cedo, mas o excesso desse açúcar no organismo pode trazer consequências negativas para toda a vida, como deficiência mental e cirrose.
Os alimentos permitidos são aqueles sem galactose ou com um teor baixo desse açúcar, como frutas, legumes, trigo, arroz, massa, refrigerantes, café e chás. As pessoas com galactosemia devem substituir o leite e derivados por produtos de soja, como leite e iogurtes de soja.
Uma pessoa que tem intolerância à lactose não consegue processar no seu organismo o açúcar do leite e dividi-lo em glicose e galactose. Porém pode consumir os outros componentes do líquido, como a gordura e a proteína. Quem é alérgico não pode entrar em contato com a proteína do leite.
5 tipos de leite para quem tem intolerância à lactose
Existem no mercado diversos produtos zero lactose. Ou seja, produtos que não contém esse açúcar do leite – ou têm uma quantidade muito pequena. ... Esse processo é a quebra industrial da lactose, uma espécie de digestão externa da lactose.
Em caso de gastrite você deve evitar alimentos considerados gordurosos e irritativos da mucosa gástrica. Portanto o consumo do leite desnatado não haveria problema.
Sim, quem tem refluxo pode tomar leite. O refluxo não ocorre por causa desse tipo de alimento, mas por conta da imaturidade do esfíncter, entre o esôfago e o estômago.
Nenhum alimento, nem mesmo leite, ajuda a atenuar as dores causadas pela gastrite, ao contrário do que é espalhado popularmente. Na realidade, o leite, em vez de ajudar, acaba piorando a crise.
Por serem ricos em cálcio e em vitamina D, esses alimentos são importantes para a saúde de maneira geral. Para evitar a má digestão relacionada à lactose, você pode optar pelas versões magras desses alimentos, como o iogurte natural, o leite desnatado e o queijo branco.