As salmonelas crescem na presença ou ausência de ar, multiplicam-se facilmente entre 8-11°C e sobrevivem na temperatura de 35 – 43°C (com extremos de 5 a 46°C). A Salmonella é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento.
De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.
Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.
A Salmonella adentra o organismo por meio da ingestão de alimentos que estejam contaminados com a bactéria. A Salmonella nos ovos mal-cozidos é muito conhecida, mas poucos sabem que carnes de aves, como o frango e o pato, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.
“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”
Como consumir Segundo a nutricionista, o melhor jeito de consumir a clara do ovo é pro meio do ovo cozido. “Deixe-o no fogo de três a cinco minutos contando depois que a água começar a ferver”, ensina. Ainda de acordo com Silvia, o ideal é consumir até duas porções por dia.
Usar uma pitada de sal na hora de bater as claras em neve é um truque conhecido por muita gente. Enquanto o sal pode, sim, ajudar a dar mais estabilidade para as claras, ele também pode prejudicar muito.
Peneirar as gemas A maior parte do odor concentra-se na membrana que protege a gema. Por isso, você precisa retirá-la antes de bater os ovos no liquidificador ou batedeira. Depois de separar as duas partes, passe as gemas por uma peneira, sem apertar muito, e descarte a membrana.
Por que peneirar as gemas? Ao peneirar a película que as envolve fica retida na peneira e é ela a responsável pelo cheiro e gosto forte de ovo nas receitas. Lembrando que ovo fresco não tem gosto forte de ovo, então quanto mais velhos forem, mais gosto e cheiro terão.
DICA. Retirar a pele da gema: Você pode tentar pegar ela com os dedos ou colocar em peneira, estourar e gema e balançar ela para que escorra a gema e fique a pele, mas evite ficar passando colher ou raspando a gema, pois assim a película vai passar pela peneira.
Ele é aquele verde escuro formado entre a gema e a clara quando cozinhamos demais o ovo. Acho que daí vem a fama da membrana: reação química precisa de contato pra acontecer. O local que o a clara e a gema se encontram é na região da membrana.
Para retirar é muito simples. Deixe as cascas um minutinho no molho com água para manter a película amolecida. Pegue uma pequena ponta e comece a puxar. Se a película estiver bem úmida, ela vai sair facilmente.