O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.
Além de oferecer novas percepções às crianças, o trabalho com luzes e sombras possibilita que elas pensem acerca de fenômenos da ótica, como os reflexos.
Quando você está brincando com a sua sombra na parede você está querendo dizer que deseja encontrá-los e deseja fazer alguma espécie de contato imediato com eles,assim acreditam os mais antigos quem já teve a experiência de ver o povo das sombras dizem que eles se movem rapidamente rodiando e observando ou permanecem ...
TEATRO DE SOMBRAS Este projeto tem como objetivo, incentivar em cada criança, o lado artístico, desenvolver a linguagem oral, o afetivo, cognitivo e psico-social do aluno. O desenvolvimento da potencialidade de cada criança também pode ser observado, tornando-a desinibida com o uso da sua oralidade.
Quando um objeto intercepta a luz do Sol, a sua sombra sobre um anteparo diminui de tamanho à medida que aumenta a distância entre ele e o objeto. Finalmente, a uma distância grande comparada com as dimensões do objeto, a sombra deixa de existir.
Quando a luz emitida por um objeto for a única fonte numa certa região do espaço, então um objeto a uma certa altura do chão produzirá uma sombra no mesmo. Isso ocorre porque a luz ao encontrar o objeto será impedida de prosseguir, produzindo uma região na qual não existe luz (a sombra).
Portanto, podemos definir sombra como sendo a região do espaço que não recebe luz diretamente da fonte extensa ou pontual. Já a penumbra é a região que recebe apenas parte da luz direta da fonte.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. À medida que bloqueia a luz solar, a Lua lança a sua sombra sobre a superfície terrestre.
Algumas das áreas mais intrigantes da lua são também as mais difíceis de ver. Esses pontos, chamados de regiões com sombras permanentes, estão sempre escuros e não refletem luz, o que impede os telescópios e satélites de capturar imagens. ... As regiões com sombras estão localizadas nos polos e em profundas crateras.
As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele. E, como a Lua está em órbita da Terra, durante alguns momentos dessa trajetória a face dela que permanece voltada para nós não recebe luz do sol, ficando totalmente no escuro.
Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.
Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta.
Resposta. Logo, sendo a lua um satélite natural, não é capaz que ter luz própria. ... Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.
Ela diz que à medida que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. "Uma analogia interessante pode ser realizada com uma experiência caseira: girar em torno de uma cadeira olhando para ela.
Um satélite em órbita não está além do alcance da gravidade da Terra. Na verdade, a gravidade é o que o mantém lá – sem gravidade, ele voaria em um caminho reto. À medida que ele orbita, está sempre caindo, embora nunca chegue ao chão.
O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.
Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. ... A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.
A posição da Terra em relação ao Sol determina as estações do ano O movimento de translação e as diferenças de inclinação da Terra em relação ao Sol determinam as estações do ano. Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno.