Veneno caseiro para lesmas usando amônia Diluída em água, na proporção de uma parte de amônia para cinco de água, a amônia constitui um potente veneno caseiro para lesmas que, ao contrário do sal, ainda é benéfico para as plantas.
Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
Por terem um corpo sensível a luz e também ao calor, já que precisam de muita umidade para viver, as lesmas saem somente durante a noite para poderem se alimentar. Nesse momento elas procuram por alimentos pelo jardim e quintal ou onde estiverem escondidas.
Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
A reprodução das lemas sempre vai ocorrer no início do verão, melhor época para elas pelo clima. Depois de um acasalamento individual, ou seja, ela mesmo se fecunda, processo chamado de auto fecundação. A lesma vai botar seus ovos fertilizados em ninhos cavados no solo úmido.
Para essa finalidade, a solução mais indicada é o hipoclorito de sódio. Primeiro os alimentos devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados num recipiente com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Após 15 minutos, é só enxaguar bem.
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.
Porque as lesmas deixam um rastro brilhante? A gosma que elas soltam ajuda a caminhar mais rápido. Se é que o andar de uma lesma pode ser chamado de rápido. O corpo do molusco é mole e mucoso, apropriado para a vida em ambientes úmidos, e composto por uma grande quantidade de água.
Uma das melhores técnicas para diminuir a população de lesmas e caracóis em suas plantas é a correta irrigação. Por incrível que pareça, irrigar suas plantas durante o dia tem resultados diretos na redução dos ataques. Irrigar durante o dia significa que à tarde/noite (horário que se alimentam) o local está mais seco.
- Iscas: Uma dica é atrair as lesmas, caramujos ou caracóis colocando cerveja em um prato raso e após, eliminá-las com sal. - Embeber: Outra opção é embeber um pano com cerveja ou leite. Pela manhã, retirar o pano com os bichos, enterrá-lo ou colocar sal, repetindo por vários dias.
Você pode fazer uma armadilha de lesmas caseiras colocando duas colheres de sopa de farinha de milho dentro de uma jarra de vidro. À noite, coloque o jarro de lado em uma área infestada de lesmas e eles serão atraídos para ele. Volte de manhã e você vai encontrar um monte de lesmas mortas e em torno do frasco.
Insetos minúsculos que são de cor verde, amarela ou preta, que se reúnem em pontos macios e novos da planta para sugar os sucos vegetais. Eles podem ser removidos, levando sua planta para uma pia e enxaguando com água corrente para removê-los. Se sua planta é muito grande e pesada, você pode usar o sabão inseticida.
Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
Aplicar 5g/m2 (uma colher de chá), esparramando o produto no solo, entre as plantas, onde as lesmas e caramujos africanos procuram se acercar do mesmo. Em contato com o produto serão eliminados. Se houver necessidade, reaplicar após sete dias. É aconselhável fazer aplicação em noites quentes e úmidas.