Este parâmetro foi comparado nas águas dos diferentes trechos da bacia com o limite estabelecido (250 mg L-1) pela Resolução CONAMA 357/052 para águas doces de classe 2, sendo identificados altos níveis de concentração, situação bastante comum nos corpos d'água de regiões semiáridas, representando altos teores de sais ...
No cálculo do IQA são considerados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitratos, fosfatos, temperatura da água, turbidez e sólidos totais, gerando um índice com valores variando de 0 a 100, que correspondem aos níveis de qualidade descritos abaixo.
A qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros, que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor, odor, temperatura.
O grupo dos coliformes totais é formado por enterobactérias capazes de fermentar a lactose, com produção de gás a 35°C. Essa capacidade de fermentar a lactose, com formação de gás em meios de cultura, é a base para os métodos tradicionais de detecção de coliformes totais.
Os coliformes totais são bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não esporogênicos, oxidase-negativos, que fermentam lactose com produção de gás a 35,0 ± 0,5ºC em 24-48 horas. Estes coliformes fazem parte da microbiota residente do trato gastrointestinal do homem e de alguns animais.
Para desinfecção a empresa utiliza solução de hipoclorito de sódio 12% em massa. Conforme dados dos anos de 2016 e 2017, verificou-se que o processo de clarificação é o principal responsável pela remoção dos coliformes totais e E. coli da água bruta, com remoções superiores a 99%.
O termo ''bactérias heterotróficas'' inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento. Essas bactérias estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive na água. Dentro dessa definição, está incluso o grupo dos coliformes (Escherichia, Klebsiella,Enterobacter, Citrobacter, Serratia).
Coliformes fecais, atualmente chamados de termotolerantes, segundo a resolução nº 375 de 17 de março de 2005, CONAMA, são: “Bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase.
A Escherichia. coli fornece a melhor indicação de bactérias fecais na contaminação da água potável, no entanto, alguns autores criticam E. coli, como indicadadora de poluição fecal em ambientes hídricos, devido ao fato de sua pouca tolerância à toxicidade da água salgada e sua existência de outras origens.