O câncer de pulmão encontrado na fase de nódulo pulmonar é curável com a cirurgia em mais de 70% das vezes. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (inclusive a robótica) permitem o diagnóstico e o tratamento dos nódulos pulmonares com segurança e mínima dor.
Se o tumor suspeito está localizado na parte externa dos pulmões, qualquer um dos tipos de biópsia por agulha pode ser realizadas através da pele na parede torácica. Esse procedimento é denominado biópsia por agulha transtorácica e é feito sob anestesia local e guiado por fluoroscopia ou tomografia computadorizada.
O cisto pulmonar pode ser formado por diversos mecanismos, como obstrução das vias aéreas com dilatação dos espaços aéreos distais (mecanismo valvular), necrose das paredes das vias aéreas e destruição do parênquima pulmonar associada a proteases.
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
Em geral, o diagnóstico vem de uma análise de uma tomografia de tórax ou radiografia de tórax, bem como pela biópsia do tumor.
Radiografia de tórax O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões.
A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento.
Portanto, podemos dizer que sim, o câncer de pulmão tem cura, mas desde que seja realizado um diagnóstico precoce, em que ele ainda pode ser combatido com cirurgia ou radioterapia.