Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.
5 dias
Espere esfriar com a tampa aberta. Se precisar, complete com mais água filtrada, de modo que os ovos fiquem submersos. Finalize com o azeite, feche o pote e leve à geladeira. Só comece a consumir os ovinhos depois de 2 dias.
OVOS (frescos, crus, na casca) Quanto tempo dura na geladeira: 3 a 5 semanas (normalmente ele tem um prazo de validade que vai expirar dentro desse período, mas o site diz que mesmo depois ainda estão bons para serem consumidos).
Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.
Com ou sem a casca, eles duram no máximo sete dias. Depois disso, eles começam a apodrecer e é perigoso comê-los. Os ovos cozidos estragam muito mais rápido do que os ovos crus; o sinal mais claro de apodrecimento é um cheiro desagradável de gás sulfídrico.
Mantenha-os sempre refrigerados . Ovos médios ou grandes podem levar de 2 a 4 semanas para ficarem bem temperados. Use os ovos dentro de 3 a 4 meses para obter a melhor qualidade. Também isto: Cuidado: Os ovos em conserva armazenados em temperatura ambiente causaram botulismo.
Higienize os alimentos e esterilize os potes e as tampas. Se você não fizer isso, a salmoura ou o vinagre, não serão suficientes para conservar os ingredientes por mais tempo; Os vegetais mais indicados para fazer conserva, são aqueles mais duros e as frutas são aquelas mais firmes; Use sal marinho ou kosher.
Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar. Porém, se o ovo estiver fora da geladeira, em temperatura ambiente, as chances das bactérias se multiplicarem são maiores.
Logo depois da compra é importante guardar o ovo sem lavar. “Quando você lava acaba tirando uma película protetora do ovo, na geladeira ele pode se contaminar com microorganismos”, explica. A nutricionista explica que o ovo só deve ser lavado minutos antes do consumo. ... Se o ovo boiar ele já é um ovo velho”, indica.
Uma forma simples de tornar o cálcio contido na casca do ovo biodisponível é mistura-la com vinagre, que é, em suma maioria, ácido acético (CH3CO2H). Com isso, teremos uma reação química que irá liberar dióxido de carbono (CO2), restando um sal de Solução de Cálcio em água (H2O), o acetato de cálcio (Ca(C2H3O2)2).
Consuma as cascas de ovos Você sabe que pode comer o ovo, mas sabia que também pode comer a casca do ovo? Sim você pode! Basta assá-las e depois moê-las para criar um pó fino. Depois disso, você pode jogar o pó em qualquer bebida para potencializar a ingestão de cálcio.
A casca de ovo é rica em diversos minerais, dentre eles estão o carbonato de cálcio (96% do peso da casca), carbonato de magnésio (1%) e fosfato de cálcio (1%) (NEVES, 1998).
Também é possível tingir a casca do ovo usando corante alimentício. Basta mergulhar os ovos (já vazios) em um copo com água, meia colher de vinagre e algumas gotas do corante até obter a tonalidade desejada. Outra ideia é fazer découpage na casca dos ovos usando cola e guardanapos próprios para a arte.
Aplique diretamente na pele a noite, antes de dormir, 3 a 4 vezes por semana. Deixe agir sempre por 40 minutos e limpe com água fria. Teste se você não tem algum tipo de alergia a essa mistura, aplicando um pouco no braço para ver a reação.