Ninguém se torna um especialista em análise da linguagem corporal da noite para o dia. São necessárias paciência, perseverança e dedicação para alcançar níveis de excelência.
Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.
A linguagem corporal, como toda forma de expressão, é a força dirigida para fora. A Dança, seria a metáfora corporal, ou seja, presença de movimento que é a linguagem corpórea de cada pessoa vazada através da janela da unidade do ser no plano físico, mental, emocional.
O corpo como suporte físico na dança e no teatro influencia em vários aspectos: saúde, leveza, flexibilidade e condicionamento físico. O corpo aliado a estas atividades promove uma integração denominada corpomental, controlando os níveis de estresse através da sensibilização, quando reativa órgãos sensoriais.