Azotemia é um tipo de nephrotoxicity que envolve compostos de nitrogênio adicionais no sangue. Em casos severos, tem o potencial afectar adversamente os rins e causar a insuficiência renal aguda. É uma condição comum que seja evidente em aproximadamente 1% de todas as admissões de hospital nos Estados Unidos.
O termo azotemia se refere ao aumento das concentrações séricas de uréia, creatinina e outros compostos nitrogenados não-protéicos no sangue, no plasma ou no soro. Qualquer condição que diminua o fluxo sanguíneo renal pode resultar em azotemia, que pode ser classificada em pré-renal, renal ou pós-renal.
O paciente, sem sinais clínicos, mas com elevação da concentração sanguínea de compostos nitrogenados não proteicos é considerado azotêmico e não urêmico. Uremia, por sua vez, é a manifestação clínica de severa azotemia, ou seja, ocorre quando os sinais da insuficiência renal estão presentes em um paciente azotêmico.
Azotemia (do grego azoto, "nitrogênio" + hemia, "sangue") é uma alteração bioquímica que se refere a uma elevação plasmática/sanguínea dos níveis de compostos de nitrogênio (como ureia, ácido úrico, creatinina, proteínas). Esta deve-se amplamente a uma taxa de filtração glomerular insuficiente.
Os rins ainda produzem a renina, enzima que estimula a secreção de um hormônio capaz de elevar a pressão arterial quando ela cai bruscamente. Mas, se não funcionam como deveriam, há uma sobra de renina, o que resulta na hipertensão, doença que deve ser investigada também pelo nefrologista.
A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.
Estimativa da taxa de filtração glomerular pode ser feita com base na dosagem de creatinina sérica | Revista Médica Ed. 5 - 2007
A fórmula de Cockcroft-Gault é uma ferramenta clínica utilizada pelos profissionais de saúde e avalia a funcionalidade renal a partir do clearance da creatinina.
O filtrado glomerular ou urina inicial é formado por água, ureia, sais, glicose, aminoácidos, entre outras substâncias. O filtrado glomerular é resultado do processo: ... de reabsorção, onde algumas substâncias são absorvidas pelos capilares.
Inicialmente o sangue arterial chega sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Nesse momento, a pressão faz que parte do plasma saia em direção à cápsula de Bowman. Essa passagem de plasma é conhecida como filtração.
Os rins funcionam, portanto, como grandes filtros que garantem a filtragem do sangue e a retirada das toxinas e outras substâncias. O processo de filtragem do sangue e formação da urina ocorre nos néfrons. Os rins são responsáveis, ainda, por outras funções, como secreção de hormônios e ativação da vitamina D.