Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Os organismos quimiossintetizantes, também chamados de autoquimiossíntetizantes, são procariontes (bactérias e arqueias). Eles podem viver em ambientes com ausência de luz e matéria orgânica.
Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e arqueas. Os organismos que realizam a quimiossíntese são denominados de quimioautotróficos, quimiolitotróficos ou quimiolitoautotróficos. Podemos observar também, ainda que mais raramente, alguns fungos realizando a quimiossíntese.
Os organismos quimiossintetizantes incluem bactérias e arqueobactérias que vivem em ambientes carentes de luz. Pode-se observar que a reação acima é semelhante à reação que produz glicose através da fotossíntese, exceto o fato que a fotossíntese libera gás oxigênio, enquanto a quimiossíntese produz enxofre sólido.
As bactérias quimiossintetizantes podem ser divididas em três grupos: sulfobactérias, nitrobactérias e ferrobactérias. A quimiossíntese é a produção de alimentos através da oxidação de substâncias minerais.
A quimiossíntese apresenta uma grande importância para seres vivos com bactérias, em que não existe a disponibilidade de oxigênio, ou mesmo, estes seres vivos são menos complexos e incapazes de realizar fermentação.
Portanto ela é importante porque fornece energia e metabolismo aos seres vivos conseqüentemente auxiliando na sobrevivência dos mesmos.
O Processo da Quimiossíntese O objetivo da bactéria é formar um composto orgânico (como a glicose/açúcar) a partir de matéria inorgânica e para isso necessita de energia.
A quimiossíntese é o conceito similar à fotossíntese, mas nas bactérias. Isso se deve ao fato de as bactérias obterem energia para manutenção de sua vida através de oxidações inorgânicas. ... Essas oxidações constantes resultam em produção de matéria orgânica através da oxidação de minerais.
Resposta. A quimiossíntese é uma reação que produz energia química, convertida da energia de ligação dos compostos inorgânicos oxidados.
Fermentação é um processo químico, com a ausência de gás oxigênio (O2), no qual fungos e bactérias realizam a transformação de matéria orgânica em outros produtos e energia. É a forma que esses seres encontram de produzir energia para o desempenho de suas funções biológicas.
A quimiossíntese é a produção de matéria orgânica realizada pelas bactérias a partir da oxidação de substâncias presentes do solo — como o gás carbônico, a água e as substâncias inorgânicas.
A quimiossíntese divide-se em duas etapas:
Durante a fotossíntese, estas bactérias não utilizam água, mas sim o gás sulfídrico, presente no ambiente no qual essas bactérias se encontram. ... Sendo assim, ocorre a fotólise do gás sulfídrico. As bactérias que realizam este tipo de fotossíntese possuem um tipo especial de clorofila chamada de bacterioclorofila.
A Quimiossíntese também é conhecida como "fotossíntese bacteriana". Trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. Sem espanto, estas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas que são classificadas como quimiossintetizantes.
Na fotossíntese realizada pelos seres fotossintetizantes, com exceção das bactérias, gás carbônico (CO2) e água (H20) são usados para a síntese de carboidratos, geralmente a glicose. Nesse processo há a formação de oxigênio (O2), que é liberado para o meio.
A fase clara ocorre a presença de luz, e é nela que são produzidas substâncias que serão utilizadas na fase de escuro. As principais coisas que acontecem nessa fase são a fotólise da água (quebra das moléculas de água com a luz), onde são liberados hidrogênios h2 e oxigênios.