É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. “O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria”, diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo.
Crenças e práticas A primeira verdade diz que a vida é feita de sofrimento e dor; a segunda, que todo sofrimento é causado pelo desejo; a terceira, que é possível libertar-se de todos os desejos — estágio chamado de nirvana; a quarta verdade é a Senda Óctupla, que explica os oito modos de chegar ao nirvana.
O estado de Nirvana é muito importante dentro da filosofia do budismo porque rompe com o ciclo de Samsara. Esse ciclo perpetua o sofrimento por meio da reencarnação e com experiências fruto do karma. ... O Nirvana é a última instância de libertação alcançada por quem pratica o budismo, o hinduísmo e o jainismo.
Apenas os budistas obedecem a essa tradição – e tudo começou com o próprio Buda. ... Gautama cortou o cabelo quando abdicou de sua posição, e fugiu do palácio para pregar sua fé pela Índia. Lá, onde a sociedade é estratificada, o tamanho e penteado de alguém são utilizados para identificar sua casta.
Monge (feminino: monja) é uma pessoa devotada à vida monástica e clausural, que faz parte de uma ordem religiosa. A tradição monástica está presente em várias religiões do planeta: Budismo, Jainismo, Taoismo, Lamaísmo e Cristianismo são algumas das que têm seguidores que adoptam a vida monástica.
Satori (悟り) (悟 chinêswù ; coreano 오) é um termo japonês budista para iluminação. A palavra significa literalmente "compreensão". ... Segundo D. T. Suzuki, "Satori é a raison d'être (Razão de ser) do Zen, sem o qual o Zen não é Zen.
Kushinagar, Índia
Buda morreu por volta de 483 a.C., depois de um acesso de disenteria que teria sido causado pela ingestão de carne de porco. ... “Não deveis aceitar nada por ouvir falar, tampouco porque está nas escrituras”, disse Buda em um discurso.
Os budistas têm vários rituais funerários. Um deles é o powa (transferência de consciência), quando toda prece feita com intenção de ajudar o morto é válida e traz benefícios. Não há luto: Há apenas preces e dedicação dos pensamentos positivos à pessoa que morreu.
Kushinagar, Índia