10 dias
7º da Lei nº 8.
O extravio dos autos retarda a prestação jurisdicional e muitas vezes impossibilita a execução do crédito definido na fase de conhecimento do feito, o que configura a perda de uma chance e pode ensejar responsabilidade do advogado nos termos do artigo 1.
Deve-se fazer reclamação perante a corregedoria.
Inutilizar ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatório, que recebeu na qualidade de advogado, é crime tipificado no artigo 356 do Código Penal. Assim, para demonstrar que houve crime, basta provar que o advogado foi cientificado da necessidade de devolvê-los num determinado prazo e não o fez.
Você pode ir no Tribunal de Ética da OAB de sua cidade e fazer uma denúncia. Deve levar recibos de pagamento (aconteceu comigo, paguei pelos serviços de um advogado e ele não fez nada).
A melhor coisa que faz e registrar o crime de apropriação de indébito. Contrate outro advogado para acompanhar e para figurar como assistente do ministério público. Os 28 mil mais correção será considerado pela justiça penal como dano que ele terá que pagar.
Assim, todos aqueles que contrataram advogado e entraram com ação na Justiça e obtiveram ganho de causa poderão reaver da parte que deu causa ao processo o dinheiro gasto com advogado. Você deverá ingressar na Justiça para buscar o ressarcimento do dinheiro gasto com advogado.
O advogado que quebra a confiança do cliente, deixando de lhe repassar valores de seu cliente, comete infração ética profissional, e crime de apropriação indébita, porque fere objetiva e subjetivamente a relação de confiança, causando decepção, desconforto íntimo e transtorno a quem deveria proteger.
Calcular quanto ganha um advogado depende de uma série de fatores. Contudo, a renda mensal varia, em média, de R$ 3.
Como começar a advogar com pouco (ou sem) dinheiro