Fazendo uma análise da música Monte Castelo, da Legião Urbana, percebemos que a letra mistura elementos da bíblia com versos do poeta português Luís de Camões, tudo isso para falar com propriedade sobre o amor.
A mãe do Renato declarou em no programa da Luciana Gimenez em uma homenagem a ele, que essa música foi feita em homenagem ao tio do Renato que lutou na batalha de Monte Castelo, na Itália, na 2° guerra Mundial.
Nem todo amor é saudável, é importante lembrar disso também. Fala-se em amor com o sentido de que ele supera tudo, mas não é verdade. Há relações que causam desconforto e as pessoas jamais deveriam se sentir induzidas a permanecer, a continuarem presas.
Nós dois e uma vida on Instagram: ““Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. “ I Coríntios 13:10 Pra sempre sua, meu amor ❤️”
A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.
Mesmo tendo pego como base o trecho bíblico, a música da Legião nos permite compreender o amor além dos rótulos, como um sentimento genuíno despido de valores e preconceitos. É um amor em sua essência, em que não há espaços para sentimentos mesquinhos, como inveja e vaidade.
A relação entre o nome da canção e a batalha italiana está justamente aí: Renato deu esse nome à música para homenagear um tio que lutou em Monte Castelo.
É importante frisar que o autor alegava não gostar de conflitos militares, algo que a maioria das pessoas também abomina atualmente. De acordo com Renato Russo, nenhuma guerra pode ser santa. Por isso, há quem acredite que o nome Monte Castelo é uma espécie de ironia.
Monte Castelo, da Legião Urbana, se vale de trechos bíblicos e de um poema de Luís de Camões, para conceituar o amor. Canção foi lançada em 1989, no disco As Quatro Estações.
– Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; – Nós amamos porque ele nos amou primeiro. … – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor – 1 Coríntios 13:13.
A música recebeu esse nome para fazer uma menção direta a esse período histórico, mas especificamente, a esse combate da Segunda Guerra Mundial. Além disso, Monte Castelo possui outra curiosidade. O autor utiliza trechos de poesias de Luís de Camões e de passagens da Bíblia Sagrada.
Ele juntou partes do texto biblico escrito pelo apostolo Paulo , com umdos mais Belos sonetos que já foram feitos se tornando uma musica incrivelmente linda , mas a questão do nome ( Monte Castelo) não tem nada a ver com o fato de ser contemporaneo e sim a falta de bom senso dos humanos fazendo guerras , que não nos levam a nada , e alem disso o nome ” monte castelo ” é uma homenagem a um tio de Renato Russo que “lutou” na batalha de monte castelo , na italia .
Mas, àqueles que acompanham o trabalho que desenvolvo aqui, mando relembrar: tenho catorze anos, o meu ano letivo termina apenas em janeiro e no último mes tentava tirar boas notas e desenvolver um projeto de química sobre energia elétrica a partir da queima de biomassa. Mas, enfim… cá está um texto para que se matem as saudades. Há alguns meses, publiquei um artigo sobre como interpretar a letra de uma canção. Não era nenhum passo a passo, nenhuma regra a ser seguida, mas continha algumas dicas interessantes. A primeira delas falava sobre o título das músicas.
Caro Luciano, eu acredito que o principal motivo ao qual ele juntou esses fragmentos de textos tão famosos, é simples: há tantos anos, tantos momentos ao longo da história da humanidade muitos homens falaram, escrevram e cantaram sobre o amor, mas jamais chegaram a vivê-lo em plenitude, de uma maneira geral. Por isso juntar um texto do começo da era cristã, a um texto da Idade Média, junto com o fato do Monte Castelo, na Itália (2ª Guerra) que foi na contemporaneidade. Acho que foi isso.
A letra da canção traz a seguinte mensagem: "É só o amor, é só o amor que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece".
Sobre o trecho “Estou acordado e todos dormem”, ele também poderia se referir ao momento em que Jesus está no jardim do Getsêmani, instantes antes de ser preso, torturado e morto. Cristo pediu que todos os apóstolos estivessem acordados, mas eles dormiram. Mesmo assim, Ele continuou a amá-los.
Renato Russo estudava muito, lia muito. Era um erudito. A música não veio ao acaso. Podemos dizer que ele captou a vontade do mundo espiritual superior para fazer conhecido e cantada uma Verdade Universal, que é o AMOR. Muitas pessoas que nunca leram a Bíblia e nunca leram Camões cantaram e cantam a música refletindo sobre o seu conteúdo. O trecho bíblico é conhecido como HINO AO AMOR ou HINO À CARIDADE. Já o trecho de Camões é considerado o poema mais bonito na língua portuguesa sobre o amor. Renato Russo soube juntar as duas formas mais belas de expressar o amor – espiritual e carnal – em uma música só. Era um gênio na arte. E como todos gênios artistas foi embora cedo. O trabalho dele marcou uma geração. É uma pena que hoje tenhamos tão poucos artistas com a qualidade que ele tinha. Hoje o que faz sucesso com o povo é LEPU LEPU, LEK LEK e coisa do tipo. uma pena.
ele não entende a humanidade,é impossível conhecer,a variedade de línguas é imensa, e se conhecesse o que adiantaria se não há amor entre todos,a vontade dele seria colocar amor nos coraçôes, através da musica ele envia mensagem a todos afirmando que só com amor tudo vale a pena,que o amor sabe que não precisa haver guerra,que quem o tem são pessoas de paz que não faz mal a ninguem, que não tem inveja, e nem ambição, com a vaidade de querer tudo pra si.Para que usar bomba se o amor é fogo, e suas feridas é bem melhor poque arde, queima e provoca feridas que dói e não se sente.É uma loucura que não faz mau,é um cuidado especial,luta sozinho,e consegue tudo com tranquilidade sem machucar ninguém,melhor que uma bomba e mais potente que ela, pois atinje a humanidade em cheio, usando de justiça, lealdade e diálogo até mesmo a quem quer nos matar, mesmo que nos odeiem é necessário provar que o amor é mais forte e que sem ele nada vale apena.Que nós humanos devemos despertar do sono que nos prende a injustiça a ambição e o egoísmo precisamos dedicarmos mais ao próximo e deixarmos de pensar só em nós.Que ele já acordou pra vida e percebe se que as lutas sem amor não leva a um bom fim que na vitória não há goso porque com destruição tudo se torna em vão, que sómente o amor encherga essa verdade.
Repare como não tem uma definição exata, definitiva; o amor é livre, assim como seus infinitos significados. Podemos compreender essa ideia como sendo a central da música.
A canção retorna em Coríntios para fechar com a mensagem de que o personagem da canção está acordado, ou seja, ele sabe o que é o amor, enquanto todos os demais ainda dormem.