Porto de Manaus
Porto de Duisburgo, o maior porto fluvial do mundo.
1. Porto de Santos. É um dos principais portos brasileiros, o Porto de Santos, é um porto estatal localizado no estuário de Santos na costa do Estado de São Paulo. Além de ser o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas é o maior em movimentação de contêineres.
Porto de Santos
O Complexo Portuário de Santos é o conjunto de terminais voltados à armazenagem e movimentação de cargas e passageiros instalados ao longo do estuário de Santos, limite natural entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão – constituindo o maior porto da América Latina.
O Porto de Santos é um porto estuarino, localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no estado de São Paulo. É o principal porto brasileiro, e o maior complexo portuário da América Latina.
Porto de Rotterdam, Holanda É o maior porto marítimo da Europa e o segundo maior do mundo, existe desde o século 14. Está localizado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. Abrange 105 km². Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas pelo Porto.
Os 15 principais portos das Américas 2019
Os tipos de portos Em geral eles são classificados de acordo com sua localização. Sendo assim, existem os marítimos, localizados às margens dos oceanos; os fluviais, localizados à margem dos rios; os estuarinos e os lacustres, localizados próximos aos lagos.
Indispensáveis para um porto são: Presença de profundos canais de água (profundidade ideal varia com o calado das embarcações); Proteção contra ventos e ondas; Acesso a estradas e/ou ferrovias.
OS MAIORES PORTOS DO MUNDO
Existem mais de 2000 portos, cada um com seu tamanho e seu objetivo. Há portos que são capazes de movimentar centenas de toneladas por ano por só permitir um navio por vez, enquanto outros movimentam milhões por suportarem mais tarefas simultaneamente.”
Entre os 10 principais portos do mundo existem 7 localizados na China, além de Xangai e Hong Kong: Shenzhen, Ningbo-Zhoushan, Guangzhou, Qingdao e o Tianjin.
Estrutura Operacional. O Itaqui possui oito berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte.
Engarrafamentos e falta de pátios para caminhões são comuns nos portos. A dificuldade de acesso aos terminais de carga é o principal problema nos dez maiores portos brasileiros, responsável por atrasos na entrega, aumento dos preços e prejuízos às empresas envolvidas nas operações.
Indispensáveis para um porto são:
De forma geral, a estrutura logística portuária subdivide-se em três: Complexo Fixo, Administração e Operação. Ele compreende todas as estruturas para funcionamento da logística portuária. Inclui instalações como terminais portuários, cais, armazéns e todo o maquinário envolvido.
A logística de portos é a área da administração que gerencia as atividades de movimentação das cargas pelo mar. Ou seja, ela inclui o transporte, carregamento e descarregamento de embarcações, um processo bastante burocrático, que exige que as informações sejam detalhadas e entregues em período hábil.
As zonas portuárias apresentam muitas características importantes, dentre elas: Transportar bens importantes à sociedade, como alimentos (principalmente cereais). Rompe barreiras (mares, lagos, rios, etc) e assim permite o escoamento da produção e serviços, garantindo a manutenção da economia.
Hoje, o porto representa cerca de 95% da corrente de comércio exterior que passa pelo País e movimenta, em média, 293 bilhões anualmente, o que representa 14,2% do PIB brasileiro. Hoje, 100% das cargas do agronegócio são escoadas pelos portos.
No caso da Asia, os portos são muito importantes porque eles têm a segunda economia mais grande do mundo, e todas os produtos que eles oferecem para o mundo são enviados por esse meio de transporte.
Muito praticadas no Brasil, essas atividades contribuem para que o país consiga mais espaço na balança comercial e estimulam a comunicação internacional entre mercados. Nesse contexto, os portos desempenham papel de forte destaque, pois são os navios que realizam a maior parte das transações.
Um terminal portuário basicamente funciona como um local de transferência de cargas, interligando os modais terrestres (caminhões e trens) e aquaviários (navios). ... No caso do Brasil, existem atualmente 235 instalações portuárias, variando entre portos marítimos ou fluviais, públicos ou privados.
“O consertador de carga e descarga é um trabalhador avulso que atua em todas as instalações portuárias, em terra e a bordo. Recompõe a embalagem da carga avariada durante o transporte, além de montar escoras nos porões dos navios de modo que a mercadoria não deslize”.
Segundo o site Wikipédia, a definição de portos marítimos e fluviais é a seguinte: Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como e a beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial.
Significado de Porto substantivo masculino Abrigo natural ou artificial para os navios, munido de instalações necessárias ao embarque e desembarque de mercadorias e de passageiros. Os portos grandes e movimentados dispõem de construções e equipamentos apropriados para receber, armazenar e reembarcar mercadorias.