Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.
Fck de um concreto: É o coeficiente de resistência a compressão do concreto, normalmente o concreto costuma ter as seguintes resistências a compressão. 150kgf/cm² ou 15 mpa, mínima resistência aceitável para um concreto estrutural, é somente usado em fundações.
A ABNT NBR 6118 é aplicada às estruturas de concretos normais, identificados por massa específica seca maior do que 2 000º kg/m3, não excedendo 2 800 kg/m3, do grupo I de resistência (C20 a C50) e do grupo II de resistência (C55 a C90), conforme classificação da ABNT NBR 8953.
1) Para quais tipos de concreto a NBR 6118/03 se aplica? A NBR 6118/03 se aplica a estruturas com concretos convencionais, com massa específica seca maior que 2.
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.
Existem diferentes tipos de traço de concreto e para cada obra há um tipo específico: Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
O Eurocode define a resistência de cálculo do concreto já afetada pelo coeficiente acc (fcd = acc. fck / γc) enquanto que a NBR 6118:2004 define a resistência de cálculo do concreto como sendo fcd = fck / γc e aplica o coeficiente redutor ac = 0,85 sobre fcd.
O cimento CP IV pode ser usado para fazer: Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (assentamentos e contrapisos); Fundações e concretagem de grandes peças.
O CP II-E, é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.
Cimento CP-III (NBR 5.
Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.
Agora a dosagem da parte sólida do concreto fica fácil: para cada medida de cimento, acrescentar 2 caixas padrão de areia e mais 3 de brita. Chegamos então a uma parte muito importante – a quantidade de água. Para areia seca acrescentar 27 litros. Para areia pouco úmida (a mais comum) diminuir para 24 litros de água.
Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.
Cimento Portland
Os tipos de cimento CP I-S (Cimento Portland comum com adição); ... CP III (Cimento Portland de alto forno); CP IV (Cimento Portland Pozolânico); CP V-ARI (Cimento Portland de alta resistência inicial);
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.