Verificado por especialistas. a) A fonte 1 aborda a estimativa de africanos que desembarcaram no território brasileiro. E o tema abordado foi a chegada dos africanos.
A pecuaria e as drogas do sertão , serviam como modo de estabelecer a economia portuguesa ,após a crise do açucar o modo de manter a economia seria por meio da interiorisação ou entradas e bandeiras.
Portanto, quanto a formação do território brasileiro, podemos afirmar que a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul, provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro.
O tema tratado, sem dúvidas, era denominado de "Drogas do Sertão", onde produtos como canela, baunilha, cacau, cravo, guaraná, urucum, pau-cravo, dentre outros. Essas especiarias eram encontradas somente em território brasileiro, mais especificamente no sertão, onde era mais conhecida a floresta em território nacional.
No sertão dos territórios do norte, hoje os estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, os portugueses buscavam urucum, guaraná, cravo, canela, anil, salsa parrilha, baunilha, castanha e cacau. Foram os objetos do primeiro ciclo econômico portugues na Amazônia, que durou pelo menos 2 séculos.
Atualmente, o território é concebido, nas mais diversas análises e abordagens, como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.