De 54 a 62 d.C. foi conselheiro do imperador Nero. Sêneca foi acusado de participar da Conspiração de Piso, que teria planejado o assassinato do imperador e foi condenado ao suicídio. Em 65 d.C., o filósofo cortou os pulsos, na presença de amigos, no que foi seguido por sua esposa, Pompéia Paulina.
I. Para o estoicismo, o homem é um microcosmo no macrocosmo; é parte do universo, do cosmo. Uma conduta ética deve estar de acordo com os princípios da natureza para, assim, atingir-se a felicidade.
Lúcio Aneu Sêneca foi um filósofo estoico e um dos mais célebres oradores, escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Sêneca, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensamento estoico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista. Ao invés de filosofar na segurança da cátedra de uma universidade, ele teve que lidar constantemente com pessoas não cooperativas e poderosas, e enfrentar o desastre, o exílio, a saúde frágil e a condenação à morte.
Em 41 d.C., Calígula morre e Sêneca se envolve em um processo por suas relações com Júlia Lívila, irmã de Calígula e sobrinha de Cláudio César Germânico, o novo imperador. Sêneca então é acusado de adultério, sendo exilado em Córsega (atual França), onde viveu até 49 d.C.
Para quem está começando a ler os escritos de Sêneca, o livro mais indicado é “Cartas a Lucílio”. Trata-se de uma coleção de cartas que Sêneca escreveu para um amigo, abordando diversos temas da filosofia estoica.
Neste vídeo, o professor Mateus Salvadori conta um pouco da vida de Sêneca e faz um panorama da obra Cartas a Lucílio, a grande obra do filósofo. Ele reforça a presença dos ideais estoicos defendidos por Sêneca, sobretudo no que diz respeito à autarquia e à fortuna. Além disso, mostra as lições que o filósofo dá para que se viva de acordo com a natureza estoica.
Você já se pegou perdido em meio a tantas opções de livros para ler? Afinal, como escolher aquele que irá te prender do começo ao fim e ainda te trazer insights valiosos? Nós entendemos esse dilema e estamos aqui para ajudar!
Neste tratado de Sêneca sobre Política, o filósofo apresenta a cristalização de suas idéias políticas e uma resposta ao diagnóstico das carências que encontrou em seu momento histórico-político.
As opiniões dos consumidores são bastante positivas, destacando a relevância do livro para a vida cotidiana. Um leitor afirmou que “as lições que ele passa transcende os princípios de religiosidade ou opção de crença”, ou seja, as reflexões presentes na obra são universais e podem ser aplicadas por qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crença.
O manuseio cuidadoso é outra medida que contribui para a preservação de produtos. Livros devem ser manuseados com as mãos limpas e secas, evitando dobrar as páginas ou rasgar a capa. Já no caso dos eletrônicos, é preciso evitar quedas e o uso excessivo, que pode levar ao desgaste prematuro das peças.
Outro fator importante é a qualidade editorial do livro, que pode ser avaliada principalmente pela revisão textual e pelo acabamento gráfico. O ideal é optar por livros que tenham passado por uma revisão rigorosa, sem erros ortográficos ou de gramática, e que apresentem uma diagramação agradável e de fácil leitura.
Foi um dos principais representantes do estoicismo, escola filosófica helenista, criada por Zenão de Cítio, cujo principal pensamento era alinhar a virtude a uma vontade que estivesse de acordo com a natureza. Eles adotam uma postura contemplativa para uma visão unificada do mundo, por meio de uma lógica formal, uma física não dualista e uma ética naturalista com certo determinismo.
Sobre a brevidade da vida é a obra mais difundida de Sêneca. São cartas dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa), nas quais o sábio discorre sobre a natureza finita da vida humana. São desenvolvidos temas como aprendizagem, amizade, livros e a morte, e, no correr das páginas, vão sendo apresentadas maneiras de prolongar a vida e livrá-la de mil futilidades que a perturbam sem, no entanto, enriquecê-la.
Em 41, foi acusado por Messalina, esposa do imperador Cláudio, de ter cometido adultério com Júlia Lívila, sobrinha do imperador. Como consequência, foi exilado para a Córsega. No exílio, em meio a grandes privações materiais, Sêneca dedicou-se aos estudos e redigiu vários de seus principais tratados filosóficos. Entre eles, os três intitulados Consolationes ("Consolos"), em que expõe os ideais estoicos clássicos de renúncia aos bens materiais em busca da tranquilidade da alma mediante o conhecimento e a contemplação. Por influência de Agripina, sobrinha do imperador e uma das mulheres com quem este se casou, Sêneca retornou a Roma em 49. Agripina tornou-o preceptor de seu filho, o jovem Nero, e elevou-o a pretor em 50. Sêneca contraiu matrimônio com Pompeia Paulina e organizou um poderoso grupo de amigos.
Sêneca foi um filósofo romano que viveu no século I d.C. Seus escritos abordam temas como ética, moralidade e o papel da sabedoria na vida humana. Sua obra é considerada fundamental para a compreensão do pensamento estoico e influenciou diversos pensadores ao longo dos séculos.