Uma postura incorreta vai muito além da aparência física. Ela está diretamente ligada a problemas de saúde, como dores na região lombar, nas costas e no pescoço, fadiga e até mesmo hérnia de disco. Pode ser causada tanto por fatores genéticos quanto pelo descuido diário. Entretanto, existem alguns exercícios capazes de melhorar a postura corporal para promover a qualidade de vida e o bem-estar.
Tente esticar as pernas o máximo possível tentando “ganhar” durante a fase expiratória. Quando você se tornar confiante nessa postura, poderá alongá-la ainda mais, colocando o pé na posição de "martelo".
De fato, nessa idade há a maior capacidade tanto de aprendizagem motora quanto cognitiva. Então o'ensino precoce de posturas corretas, mas também o trabalho de fortalecimento muscular e elasticidade pode atuar como prevenção de problemas na idade adulta.
Mas a prática em casa pode ser acordada com o especialista uma vez que você tenha aprendido os exercícios da forma correta para talvez fazer um serviço de manutenção e prevenção ao longo do tempo.
Pilates ajuda a trabalhar toda a estrutura corporal e a torná-la mais forte, equilibrada, flexível e capaz de realizar os exercícios de maneira natural e saudável. Ao trabalhar todos os membros, é possível melhorar a postura e o alinhamento dos pés, joelhos e pernas.
A tonificação de músculos também faz parte da lista de benefícios da prática de pilates. Ao fortalecer a região do diafragma, por exemplo, é possível dar mais espaço para os pulmões respirarem e, assim, aumentar a capacidade respiratória e oxigenar o corpo da melhor forma.
Esta ginástica é útil tanto para evitar isso para gerenciar alguns problemas que dizem respeito, em particular, ao coluna vertebral, e melhorar problemas como cervicalgia, escoliose e lombalgia que podem ser agravados por más posturas.
Portanto, cada um de acordo com sua subjetividade deve seguir um programa de ginástica postural personalizado. Na verdade, pode haver mais de uma causa por trás do mesmo desconforto e a aplicação de protocolos pré-embalados não é recomendada.
Indicamos a seguir uma pequena série com 5 exercícios, sendo 3 de fortalecimento e 2 de alongamento, que podem ser realizados em casa 2 a 3 vezes por semana, para corrigir a postura. Estes exercícios fortalecem os músculos posturais formando um espécie de 'cinta' natural, que é ideal para manter a boa postura.
Não existem contraindicações reais à ginástica postural, mas é fundamental ter um programa personalizado para evitar expor o paciente a riscos decorrentes de movimentos não indicados para sua condição particular.
Em vez disso, no criança e adolescente, a ginástica postural tem como principal objetivo a construção de um adulto com aumento da consciência corporal e sua postura.
Il número de sessões por semana também depende do objetivo com o qual você inicia a jornada. Varia de um mínimo de uma vez por semana a uma manutenção constante com exercícios praticados alguns minutos todos os dias.
A extensão torácica pode ser feita de várias maneiras. Uma das mais populares envolve o uso de um rolinho de espuma no chão. Para fazê-lo, é necessário colocar o rolo no chão e posicioná-lo no meio das costas.
um postura correta ajuda a uma função livre e harmoniosa. As cadeias musculares envolvidas nos paramorfismos são analisadas e identificadas. Durante a sessão alguns posturas passivas específicas associadas à respiração que re-harmonizam os padrões motores e permitem restabelecer o equilíbrio.
Para adultos da idade ativa, é útil no gerenciamento de posturas relacionadas a tarefas específicas. Eles podem ser corrigidos para prevenir ou eliminar incômodos e problemas que possam ter surgido devido a cargas incorretas ou movimentos repetitivos.
De fato, de volta é um pilar de sustentação em torno do qual o resto do corpo se move. Além disso, ela está envolvida em ambos movimentos dinâmicos do que estáticos e por isso é muitas vezes a nossa principal vítima da dor.
É importante ressaltar que eles trazem resultados mais concretos quando praticados com a ajuda de um profissional. Erros na execução podem prejudicar ainda mais a sua postura — e não é isso que você quer, concorda? Portanto, procure uma academia perto de você!
Uma das atividades mais eficazes para melhorar a postura é, sem dúvidas, a prática de yoga. Essa modalidade é muito conhecida pelos alongamentos, posturas que prezam o equilíbrio, o alinhamento perfeito do corpo e as técnicas de respiração para ajudar a criar consciência corporal. Isso auxilia a prestar atenção no cotidiano — você pode corrigir a sua postura enquanto está sentado no carro, por exemplo.
Esse é outro clássico das sessões de yoga e pilates, no qual os alunos devem apoiar as mãos e os joelhos no chão, manter o alinhamento dos pulsos com os cotovelos e dos cotovelos com os ombros em uma posição de quatro apoios. A ideia é flexionar e estender a coluna vertebral.
No entanto, este tipo de ginástica deve ser uma abordagem personalizada, pois os exercícios propostos servem para melhorar a consciência corporal e a flexibilidade. Eles têm o objetivo de aprender a "sentir" o movimento e mudar a atitude postural no dia a dia.
RPG significa Reeducação Postural Global e é uma modalidade oferecida cada vez mais por academias de todo o Brasil. Como o próprio nome já diz, esse exercício tem como objetivo revitalizar os músculos responsáveis pela postura e aprimorar seu funcionamento como se estivesse reeducando o corpo e, consequentemente, a postura.