A Solução Final foi o plano criado por Himmler e Heydrich que esquematizou o extermínio de milhões de judeus por fuzilamento e morte nas câmaras de gás. A chamada “solução final” foi o nome dado pelos nazistas ao plano de genocídio colocado em prática contra os judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial, no Holocausto.
Os prisioneiros eram obrigados a usar triângulos coloridos nos casacos, para que os oficiais e guardas do campo pudessem facilmente identificar a origem de cada pessoa e distinguir os diferentes grupos: prisioneiros políticos, como comunistas, socialistas e sindicalistas usavam um triângulo vermelho, criminosos comuns ...
Einsatzgruppen
Durante o verão de 1989, mudanças políticas ocorridas na Alemanha Oriental e na União Soviética permitiram a reunificação alemã. Alemães orientais começaram a emigrar em grande número para o lado ocidental, via Hungria, quando o governo húngaro decidiu abrir as fronteiras com a Europa Ocidental.
“Ele queria expandir o território e prometia que o 3º Reich traria de volta o passado de grande potência.”
O antissemitismo alemão partia do pressuposto de que a raça alemã era superior e de que os judeus eram responsáveis por todos os males da sociedade alemã. Hitler e os nazistas começaram por colocar nos judeus a culpa da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial por meio da “teoria da punhalada nas costas”.