A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Após parafusar o suporte, encaixe a tomada/o interruptor....Geralmente os fios da tomada podem ser identificados pelas seguintes cores:
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.
Como dividir a instalação
Como dimensionar um circuito em um projeto elétrico?
Cabe lembrar que, nos casos em que iluminação e tomadas são separadas, um circuito de iluminação deve ter seção mínima de 1,5 mm2 e um circuito de tomada deve ter seção mínima de 2,5 mm2, sendo evidente que, quando juntamos estas cargas no mesmo circuito, este deve ter seção mínima de 2,5 mm2.
A energia elétrica chega até as residências, centros comerciais e indústrias, através dos circuitos elétricos de distribuição, conhecidos como rede elétrica de alta tensão. ... O gerador é usado para elevar a tensão elétrica gerada na usina e para diminuir a intensidade da corrente elétrica.
De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.
Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.
Quando esses elementos são percorridos por uma corrente elétrica, produzem uma queda no potencial elétrico do circuito, consumindo essa energia por meio do efeito Joule. Dessa forma, é provocado um grande aquecimento do circuito.
Como o próprio nome sugere, a principal função de um interruptor é bloquear a passagem da energia elétrica de um ponto ao outro. Por isso, o dispositivo atua ligando ou desligando determinado circuito elétrico - permitindo ou não a circulação de energia elétrica.