A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.
Bossa nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que, por conseguinte, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, que ficou conhecido como “batida diferente”.
João Gilberto
A Bossa Nova (abreviado BN) é um sub-gênero do Samba, não do Jazz. ... Para os brasileiros, no entanto, a BN foi influenciada pelo Jazz tanto quanto pelo Bolero, Música Clássica e outros estilos brasileiros como Choro e Baião. A BN é, em muitos aspectos, samba de classe média branca.
Como na época (início do século XX) somente o choro era um estilo musical socialmente aceito, ele era tocado na frente das casas enquanto o samba surgia às escondidas nos quintais do fundo. Foi apenas em 1917 que o primeiro samba (“Pelo Telefone”) foi gravado em estúdios e popularizou-se.
Como gênero musical, a bossa nova uniu, no final dos anos 50, o samba a outros ritmos, como o jazz, com influências até mesmo a música clássica, e internacionalizou a música brasileira com suas harmonias rebuscadas e refinamentos melódicos.
Posto isso, o que foi a bossa nova? Foi um movimento, sem dúvida, com símbolos próprios (violão, banquinho, praia). Juntou de forma brilhante o marketing do Rio de Janeiro -desde a década anterior um símbolo mundial de mulheres bonitas e sensualidade-, casando com a contemporaneidade da classe média moderna.
Em busca da reciclagem redentora, tudo que havia de mais velho se dizia bossa nova. Quando até a antiga UDN, denuncista e golpista, tinha a sua "bancada bossa nova" na Câmara, era o sinal final de que a bossa nova tinha acabado no Brasil.
Bossa Nova e os principais compositores
violão
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
Compositor (feminino: compositora) é um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos.
Bruno Caliman
Os segmentos que lideraram a arrecadação foram, mais uma vez, TV (37% do total), clientes gerais (23%) e shows e eventos (16%).
Conheça agora os principais protagonistas dessa história.
Os 10 principais compositores e intérpretes que influenciaram nesse movimento musical foram:
O marco inicial da MPB foi a música Arrastão, escrita por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e interpretada por Elis Regina. Além de inaugurar o que viria a ser conhecido como Música Popular Brasileira, a canção ainda foi o pontapé inicial da brilhante carreira de Elis.
A MPB, sigla derivada da expressão Música Popular Brasileira, é um gênero musical surgido no Brasil em meados da década de 1960. A MPB surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova, mas com uma forte influência do folclore brasileiro que já vinha desde 1932.
A MPB traz o novo conceito de música nacional que reflete uma união de ritmos e movimentos musicais. Os festivais de música faziam grande sucesso na televisão e foram os maiores impulsionadores do ritmo fazendo surgir artistas como Elis Regina, Chico Buarque, Edu Lobo e Milton Nascimento.