Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é CnH2n-2.
O isopreno, de nome científico 2-metil-1,3-butadieno, consiste num hidrocarboneto alifático, incolor, volátil, com 5 átomos de carbono e duas ligações duplas conjugadas com a fórmula CH2 = CH-C(CH3) = CH2.
São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2). De modo geral, podemos definir alcinos como hidrocarbonetos de cadeia carbônica acíclica, homogênea, insaturada com uma tripla ligação única.
Os alcenos são hidrocarbonetos formados por átomos de carbono e átomos de hidrogênio, tendo uma ligação dupla na cadeia carbônica....Podemos citar como exemplo de alceno os seguintes compostos:
A formação do alceno ocorre quando a hidroxila presente no carbono 1 interage com um hidrogênio do carbono 2 (carbono secundário), resultando em uma molécula de água.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
→ Hidratação do but-2-eno Quando o but-2-eno é adicionado a um meio com água, ácido sulfúrico e aquecimento, sua ligação é rompida e os íons hidrônio (H+) e hidróxido (OH-) são formados a partir da água.
O alcino mais conhecido e utilizado é o acetileno ou etino. Ele possui diversas finalidades nas indústrias sendo comumente usado para a produção de borrachas sintéticas, fibras têxteis e plásticos. O acetileno é um gás incolor, altamente combustível e com cheiro agradável quando em sua forma pura.