Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval. Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.
Em literatura, chamamos de Humanismo, ou Segunda época medieval, o período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, entre os séculos XIV e XV. ... A corrente humanista, base dessa transição, defende uma valorização de tudo que diz respeito ao homem, tendo como principal característica o racionalismo.
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. ... Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.