Os vice-reinados eram as áreas onde os espanhóis conseguiam explorar metais preciosos ou os locais que possuíam áreas de forte comércio.
Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis. As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela.
A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
A sociedade colonial da América Espanhola era caracterizada por uma grande concentração dos poderes políticos nas mãos de uma pequena classe de homens - especialmente os Chapetones, mas também os Criollos -, concentração fundiária, hierarquização social e divisão baseada em critérios de "raça".
Os criollos eram os filhos de espanhóis nascidos na América. Não podiam ocupar os altos cargos, mas participavam do Cabildo e tinham uma posição social acomodada. Os criollos exerciam várias atividades e eram profissionais como advogados, comerciantes, mas também encomenderos, exploradores de minas, fazendeiros, etc.
Quais os principais grupos sociais existentes na América espanhola consequentes do processo de colonização? Burguesia e Monarquia. ... Burguesia, Monarquia e Indígenas.
Os grupos que integravam a sociedade colonial eram os senhores de engenho, donos das grandes propriedades e respectivamente responsável pelo cultivo da cana-de açúcar, bem como os escravos, a mão de obra usada nas plantações e também em outros setores.
resposta: A Sociedade colonial açucareira era caracterizada pela ausência de mobilidade social, portanto estamental. Além disso, destaca-se seu caráter oligárquico/aristocrático, onde uma elite rural exerce pleno poder sobre os demais grupos sociais.
Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. São revoltas separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. ... A Guerra dos Mascates aconteceu logo em seguida, entre 1710 e 1711.