-240º e 1920º são côngruos de 120º.
arcos côngruos são formados ao somar um número qualquer de voltas completas (360°) a um arco inicial.
Dizemos que dois arcos são côngruos se eles tiverem as mesmas extremidades. No contexto do ciclo trigonométrico, são aqueles que possuem a mesma origem no ponto A e o final no ponto B, como indicado abaixo.
Resposta. A primeira determinação positiva de 1080 é 0°. Para encontrarmos o resultado da determinação positiva de qualquer valor (ou arco), deve-se dividir o valor total por 360°. O resto da divisão será o resultado da determinação positiva.
É possível repartir o círculo trigonométrico em 360 partes iguais, ou seja, uma volta completa no circulo trigonométrico, o que corresponde a 360°. Desta forma, cada pequena fração representará a 1º da circunferência. Os principais ângulos ficam localizados no primeiro quadrante e são os de 30º, 45º, 60º.
Resposta. Bom, você tem que calcular quantas voltas completas de 360° no sentido horário do círculo, sabendo que esse é o sentido negativo dele. Então você tem que dar 3 voltas completas(3x360°=1080°) + 210°.
Bom, os senos, cossenos e tangentes negativos surgem quando você coloca ângulos maiores do que 90° no ciclo trigonométrico. Para descobrir quais são essas relações você precisa pegar seu ângulo (qualquer que seja) e achar seu correspondente no primeiro quadrante e depois só trabalhar com os sinais.
Temos ainda o ângulo reto, e os dois ângulos agudos, representados por α e β.
Tabela trigonométrica até 90º
Para encontrar os valores do seno, cosseno e tangente, devemos substituir a medida de cada lado do triângulo nas respectivas fórmulas. 2) Determine o valor de x na figura abaixo. Observe que temos a medida da hipotenusa (10 cm) e queremos descobrir a medida de x, que é o cateto oposto ao ângulo de 45º.