Quando, contudo, o objetivo é lançar uma nave no espaço, ela deve escapar em definitivo da atração da Terra e entrar no espaço exterior. Para tanto, precisa de uma velocidade maior do que a utilizada nos satélites: 11,2 km/s de velocidade (o que chamamos de velocidade de escape).
Resposta. Resposta: Resposta. A massa do planeta determina a gravidade, e a gravidade determina a velocidade de escape, portanto a relação é a gravidade.
A Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e pode alcançar uma velocidade de 77,3 km/s (278 280 km/h) ou 0,0257% da velocidade da luz (em relação à Terra), já que a velocidade da luz corresponde a 1 8 km/h. A tal velocidade, a viagem demoraria 16 342 anos.
Para permanecer em órbita ao redor da Terra, o ônibus espacial deve alcançar uma velocidade de cerca de 28 mil km/h. A velocidade exata depende da altitude da rota, que pode variar entre 304 e 528 km acima do nível do mar.
O tanque externo é o componente do veículo de lançamento do ônibus espacial que contém o combustível de hidrogênio líquido e oxigênio líquido oxidante. Durante a decolagem e ascensão, é responsável por fornecer combustível e oxidante sob pressão para os três motores principais do ônibus espacial (SSME) no orbitador.
O ônibus espacial (space shuttle) é um tipo de avião que decola verticalmente e é composto basicamente de uma cabine para a tripulação, um grande compartimento de carga, duas asas e três motores. Para decolar utiliza um enorme depósito de combustível e dois foguetes auxiliares.
Desses, 6 conseguiram sair da atmosfera da Terra.
US$ 63.